terça-feira, 28 de setembro de 2010

Controladoras vs CDJs

Tenho visto que é cada vez maior o numero de djs que está se desfazendo de seus players de cd (uma olhadinha no topico classificados vc acha rapidinho uns 3, 4 ofertas) só pra exemplificar.Na opiniao de vcs, os cdjs estao com os dias contados? Ainda vale a pena investir na compra desses equipamentos?

Vou começar dando a minha opiniao:

Sim, eu acho cdjs hj em dia um péssimo investimento e acredito q eles vao ficar completamente obsoletos em pouquissimo tempo, até por acreditar nisso eu vendi os meus.Para dizer a verdade tá dificil investir em em cdjs pelos ridiculos preços no Brasil. Tanto q na maioria das boates impera avelha 100s...as vezes a 200 ou a 400. No mais só se o dj traz seu proprio material.


Os djs parecem estar olhando para outras tecnologias como por ex. o ableton live, e a titulo de comparacao, se computarmos os valores para a aquisicao de um par de cdj 400, 800 ou 1000 e mais um mixer, o setup digital fica bastante atraente e possibilita muito mais recursos, inclusive para produção.
Sábado passado toquei pela primeira vez com o mixer da rane ttm sl-57 que tem o serato built-in, ligados num par de MK-5G, ainda tinha o plugin de video, que permite soltar videos com audio com o vinil, tudo espetado num macbook pro 17. realmente um espetáculo, mas os olhos da cara de caro. o equipo é de um amigo. eu jogaria no lixo as cdjs que tenho em casa depois disso, mas por enquanto elas são úteis para as festinhas pequenas.
 Ns-7 hummmmmm sonho de consumo...
Apesar disso,serão as controladoras as novas ferramentas de todo dj? Naaaaahhh...o que pode acontecer q as controladoras já chequem ao mercado obsoletas na conta dos touch screen pc e os virtuais djs/tractors da vida.
O grande problema do dj Brasileiro continua sendo o mesmo, nosso trabalho não é reconhecido e totalmente desvalorizado fazendo a maioria dos djs trabalhar com equipamento 10-15-e ate 20anos antigo.
Os colegas Paulistas tem a sorte de presenciar a Expomusic 2010 que traz um monte de novidade pra nós cariocas resta esperar.
Vc acreditam que tem dj usando os touch peds e palm peds para discotecar??
Pois é vc ainda acredita em controladoras??

13 comentários:

  1. Bem...eu já aposto nas controladoras...já faz mais de 1 ano que toco somente com uma BCD e não sinto falta do CDJ, salvo pelo visual, coisa que o NS7 ou outra controladora resolve.
    Eu vou apostar neste segmento e devo adquirir algo mais poderoso...vamos ver!
    Mas a controladora embora ainda seja vista com um certo preconceito pelos Dj's da geração CDJ...vai tomar conta do negócio em pouco tempo, o que é bom para nós profissionais, pois nos livra de gravar uma centena de CD's...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro funcionalidade, mas sinto desapontá-los mas as cdj's vão ficar por muito tempo no mercado ainda...pois caso contrário porque as duas gigantes do segmento estariam ainda lançando novos modelos - PIONNER / DENON ... acho que o formato de controladora vai é somar uma vez que isso já e velho também...procura ai um modelo da hércules que desde 2000 está no mercado...um branquinha bem simplizinha...e o preconceito não é o tocar com controladora o preconceito é com os quero ser dj como fala o Toca Disco...que acham que mixar é apertar um tal de sync!
      Abraços.

      Excluir
  2. Eu gosto de controladoras e ainda vejo o futuro nela, por poder meter a mão, sentir (ns7 e serato) e unir um equipamento de qualidade em um só objeto, com controles, jog, mixer e uma placa de audio.
    Eu peguei aquela transição do vinil para o Cd e a mesma coisa acontece agora com as controladoras, preconceito terá ainda por um bom tempo, existirá os defensores ferrenhos das Cdjs assim como ja existe os de vinil, mas não me vejo gravando cds a mais de 4 anos e nem espero mais ter que fazer isso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa o que será dos flash backs daqui uns anos...não teremos mais clássicos?...ah sim os defensores do vinil hoje tocam com cd's e...adivinhe...existe time code que emula o formato...abraços!

      Excluir
  3. Boa noite Amigos!

    Sou dj, e utilizo uma controladora bcd3000, sofro preconceito de alguns dj´s que utilizam cdj, alguns chegam até a dizer que não sou dj...blz...mais alguns deles não conseguem fazer uma formatura universitaria com 600 pessoas tremer o chao!!!

    No mundo em que nos vivemos hoje ocorre uma constante evolução, quem diria que iriamos passar do vinil para o k7 e do k7 para o cd? quem imaginaria que existiria algo como o blue-ray!!

    Pois é amigos a evolução está ai quem não se enquadrar e estiver antenado, sinto muito mais vai ficar pra trás!!


    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um adeno o k7 é mais ou menos da época do lp que é vinil e o k7 morreu muito antes do vinil que é o lp...só para informação o md mini disc saiu um pouco antes do cd e morreu bem antes desse formato que não é bem assim obsoleto contando que embora saia inúmeras controladoras com o mal fadado sync em que qualquer um "MIXA" ainda está presente na maioria do setup e exigências dos tops e que o vinil agora em forma de time code para serato e traktor está na mesma forma nas mão de gente como Mark, A-Track, Fat Boy Slim, Plastic Dream...só para citar alguns e o vinil ainda em case de gente como Sventh enquanto que controladoras...huumm...ainda não vi com nenhum top de peso e na boa sem ofencia as bcd também já estão ultrapassadas!
      Abraços.

      Excluir
  4. Pois é mano, Aqui em Sergipe quando falei de comprar há BCD3000 muitos amigos Dj ficaram tirando onda, hoje alguns deles estão vendendo ás Cdje comprando controladora .
    Valew um abraço há todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na boa...todo mundo tira onda com as bcd...já que vai investir investe em algo que realmente vale a pena...bcd e virtual dj + fake dj!
      Abraços

      Excluir
  5. Grande parte do preconceito esta na alienação daquele que ainda pensa que o mk2, MD, sim mini disk, e cdj, ou qualquer outro equipamento vá "existir" eternamente, embora eu ser da geração MK2 tenho satisfação em poder presenciar estas evoluções. apenas fico desolado em presenciar toda essa tecnologia e suporte para que o "dj" possa realmente diferenciar o "seu trabalho",e ele apenas coloca musica uma atras da outra, sem dar ao público, o grande astro da festa na minha opinião, o deleite de uma musica mixada realmente. ex: back to back, scrath e entre outros.
    ----Saudades do meu Gemini 1008 e minhas mk2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente...tocar apertando sync é muito fácil...ninguém é contra a era digital pelo contrário...somos contra fake dj's, também evolui do vinil para o cd e nem vou citar o mini disk que morreu na praia infelizmente...controladoras são muito bem vindas, desde que voltadas para profissionais dj's de verdade que não necessitem de um botão para mixar...o que vale não é o formato e sim a música, mas respeito pelo nosso oficio é bom e gostamos...parabéns pela oportunidade de ter colocado a mão nas mk's e um gemini - histórico!
      Abraços!

      Excluir
  6. Eu tenho uma Bcd 3000 e tmb sofro um pouco de preconceito por alguns djs por ela ser pequena "feinha hehe" mais tenho certeza que ela tem muitos recursos que em uma cdj como a cdj200 nunca teve principalmente na area de efeitos e na praticidade pois uma cdj200 nem suporte a pendrinve so usa cdj acho que nem mp3 ela toca e mesmo assim eles me acham ultrapassado mais eu tenho certeza que as controladoras veem pra ficar eu estou vendendo a minha bcd300 mais to adquirindo a Ddj T1 da pioneer por ela ter mais funçoes e ser mais apresentavel eu acho msm que as controladoras sao melhores do que as cdjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é colega as 200 tocam sim mp3 viu...e a bcd na boa está obsoleta sim...boa pedida trocar pela a pionner ai você vai ver que virtual dj realmente não é uma coisa para gente grande e que há mixer's com efeitos que muitas controladoras não alcançarão vide os da própria pionner!
      Abaços.

      Excluir
  7. façam me o favor neh... com controladora qualquer retardado mixa e toca.
    que nem os djs da década dos anos 90 q nao sabiam mixar... queriam se comparar aos djs que faziam mixagens...

    ResponderExcluir