Sequindo as palavras do Memê, underground my ass, faça o certo!
Vi uma materia na dj mag talvez ate meia antiga, mais q mexeu comigo. O conceituado produtor musical Dudu Marote q já tinha participado daquele infeliz episodio da famigerada MTV Brasil debate com o Lobão, escreveu a materia na revista eletronica DJ mag.com.br
Bom, vamos a materia da DJ Mag...
"Rola essa lenda que, em 1976, músicos que teoricamente não tocavam porra nenhuma chegaram pra tomar a música pop das mãos dos músicos que eram exímios em seus instrumentos e no auge da fama. Eu já ouvi isso um milhão de vezes das mais variadas formas. O punk rock demoliu o progressivo ou algo assim. Aí, viajo na história das festas que trazem “Não-DJs” e vendem isso como estilo. Foram Bar Secreto e fi hotes em São Paulo. Foi o Bailinho, no Rio, que começou do nada, chegou ao MAM no verão inteiro, ficou enorme e cria herdeiros de vários tipos.
A técnica é não mixar. Ou nem saber pra que servem os botões de um mixer. Um amigo dono de um clube me relatou uma situação onde um dos “Não-DJs” tocou por bastante tempo com o grave do canal do mixer todo fechado. Por engano, claro, já que o Não-DJ nem sabia que aquele botão tiraria todo o grave. Ou provavelmente nem sabia o que era grave ou agudo numa música. Mas e a pista enquanto isso? Ótima. E aí?
Aí que a música rola como elemento nem tão importante assim numa festa. Provavelmente festas assim acontecem o tempo todo e sempre aconteceram, e até aí nenhuma novidade. Mas o fato de as festas dos “Não-DJs” bombarem é uma grande contradição com algo que me chamaram outro dia pra participar e que foi surreal. Na tentativa super bem vinda de um projeto de lei pra regulamentar a profissão de DJ, surge um dinossauro que ninguém assume diretamente, que propõe que depois dessa lei só pode tocar como DJ quem for formado em algum curso regulamentado por uma instituição que essa lei nomearia. Enfim, DJ só diplomado?
Um sindicato? Um comitê? Uma comissão? O projeto de lei sugere que essa entidade fi ctícia teria o poder inclusive de negar a licença de DJ pra quem eles acharem que não merece. Um debate foi convocado. Na MTV. Eu estava lá. É claro que, como isso é um absurdo, todos foram contra, até quem estaria lá pra defender a nova lei, incluindo o próprio senador Romeu Tuma, que encaminharia o projeto dentro do Legislativo.
A que ponto chegou a cultura DJ... Uma pequena parte crê que somente DJs diplomados deveriam ser autorizados a tocar e fazem inclusive analogias com as profissões de médico e piloto de avião. E do outro lado temos uma outra pequena parte, que faz o maior barulho trazendo festas nas quais um DJ profissional ser o condutor é uma ofensa. Alguém está errado?
Fight for your right to party ou party for your right to fight. Escolha o que você preferir, mas alguém querer achar que pode ter o poder de regulamentar a sua festa, a sua diversão, e ainda achar que pode ter o poder de veto em alguma festa que eu fizer e chamar o meu vizinho surdo pra tocar é muita picaretagem e perda de tempo, né?
Dá até pra noiar e ficar pensando: será que a cultura DJ tá enchendo o saco pra parte do público? Ou será que o fato de a música eletrônica ter chegado tão firme no mainstream incomoda aquele que sempre curtiu justamente o caráter underground disso tudo? Momento crossroads total."
Por Dudu Marote, DJ Mag 191
Olha eu não sei vcs, mais eu tenho diploma sim, não tenho 1 mais varios, isso pq ao longo dos meus anos de profissão procurei me aperfeiçoar. Quem ama a profissão e faz com prazer. O certificado dizendo q vc sabe não faz muita diferença. E acredito q o proprio Dudu tem mais de um... Somos sim dinosauros das pick-ups, puritanistas dos scratches, principes dos CDJ's ou qualquer adjetivo q os não dj queiram acresentar a nós.
Somos sim, DJ's profissionais, vivemos disso, nosso trabalho é serio e correto, quando prometemos comprimos, seguimos as regras e é nosso prazer fazer vc dançar!
Sustentamos nossas familias tocando e fazendo a galera pular,suar,curtir e voltar pra mais. No processo fazemos donos de casas noturnas mais ricos, mantemos as boates abertas por anos suportando mais um monte de familias de outros empregados. Vc acha q não? Coloque um não dj em uma residencia e o deixe por um ano lá! Te garanto q fecha a casa! E coloca 10-12 garções, todo o pessoal da cozinha, gerencia, sergurança e suporte na rua da margura! Todo mundo coletando auxilio desemprego! Isso sem contar um dono bem endividado.
Conheço djs veteranos q passaram 12-13 anos na mesma boate e no dia q se foram, UM ano depois as portas estavam fechadas!
Só dão o devido valor quando a casa cai...fazer o que?
A media acha q é facil! Faz seus Globais atacar de dj para se manter na "crista da onda" prejudicando os residentes, vem os "playboys promoters" com invenções com as Aratuzas do You tube, cheios de celebridades do momento, todos atacando de dj.
E eles acham q tá tudo muito bom,tudo muito bem , mais realmente a coisa não é bem assim o publico quer suar e sair feliz e quando não dança, não namora e não curte vai a busca disso em outro lugar!
E de algumas festas alá vonte onde qualquer um é dj e coloca uma musica atraz da outra, liga o foda-se e vamo q vamos dá certo pq não é publico acostumado a balada. Faz isso em uma boate in the regular basis! Pode se dizer q é um evento como o do Ipod ou da festa silenciosa mais uma invenção de algum Playmoter... e sem chance de vingar.
A regularização da Profissão vai apenas dar uma paz pra aquele DJ q leva as coisas a sério. Vão se criar direitos q hoje um dj não tem e ate quem sabe o direito de receber sua aposentadoria. Nada mais justo. Para nós dinosauros muito tarde. Somos uma especime em extinção, mas quem esta começando agora e for levar a sério vai ter esses direitos.
Vai prejudicar sua festa? Não. Vai atrapalhar é o negocio sinistro de alguns malandros q fazem do meio um modo de vida obscuro de enganar os otarios q pensam q ser dj é mole! 1200 reais em um curso de dj para crianças? É vc vê de tudo!
Ah eu quero colocar neu primo surdo pra tocar na minha festa PVT, ok sem problemas a festa é sua, mas profissionalmente tem q fazer o correto. Se vc quer tocar numa casa noturna, em um evento comercial em uma radio, tenha seu DRT.
O mais engraçado é que 90% da musica eletronica vem dos DJs! Os grandes produtores de BOAS musicas eletronicas são djs, então pq continuar sem ter direito a nada só pra dar um FREE RIDE a alguns privilegiados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário