quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Por que é tão dificil regularizar a profissão DJ?

Amigos DJs, comemorem uma vitoria...mas com não tanto entusiasmo. Acaba de passar pela comissão de educação o PL 322 ou a Lei do DJ. Mais no ministério do trabalho do governo Dilma tem uma corrente dominante de desregulamentação ou não regulamentação de funções que não exijam conhecimento técnico/científico para exercer. Isso de acordo com eles para proteger o trabalhador...
Perai! Pra ser dj não é necessário conhecimento técnico/cientifico? Ah...desinformados!
O problema disso é que se vende aos parlamentares a figura DJ na cabine de som e NÃO DJ num todo...


 É galera. o erro é de quem quer passar a regulamentação que é do tamanho de um elefante por um buraco que só passa um camundongo...mal de todo o Brasileiro que se amarra em atalhos!
Se realmente quisermos que um dia a profissão DJ seja regulamentada, temos que fazer um projeto SOLIDO que explique ao congresso,senado e poder executivo o que ser DJ engloba no dia a dia do cidadão.
Somos além de meros animadores,formadores de opinião! Como assim? Não e o dj que toca na radio e faz daquela musica um sucesso? Não é o dj que transforma um RESTART em grupo popular? Não é o dj que fez os anos 70 ser marcado por John Travolta e seu embalos de sábado a noite? Não foi o dj que trouxe a moda NEW WAVE do anos 80? Não FOI UM DJ que transformou o funk carioca???Não é um dj que transforma musicas que normalmente não seriam dançantes e sucesso das pistas?

Então gente formamos opiniões e indiretamente o carácter das pessoas e se isso não é importante para o governo,pombas já não sei o que é importante!!!
Coisa é complicada pois muito de nós DJs desconhecemos o que é ser DJ. E a imagem que a media passa para o publico em geral e que ser dj é apertar play e pronto! E é essa imagem distorcida que devemos combater.
Primeiramente é necessário EDUCAR. Educar a quem servimos; o publico em geral e quem esta na media deve a toda oportunidade faze-lo. Porque quem esta trabalhando na regularização não mostra o dia a dia do DJ? Por que não mostram o dj fora do sua cabine? O ANTES! A preparação necessitaria,o estudo,pesquisa,o conhecimento musical, a psicologia envolvida...Vamos fazer uns clips e jogar no YOUTUBE!!! Todo mundo vê o Tiesto todo de branco tocando pra 50 mil pessoas,mais ninguém vê o DJ de eventos se preparando para um casamento! NINGUÉM sabe do dia a dia do DJ que tem que sacar de eletrônica,tem que montar suas caixas de som, que tem que visitar o cliente e segurar a mãozinha da noiva que esta uma pilha...E eles pensam que ser dj é facil! E ISSO É PORQUE NINGUÉM MOSTRA!
Acho muito legal o Hunt e o Rodrigo trabalharem para mostrar os djs produtores, é importantíssimo o trabalho que eles fazem, mais e o resto?
Alguém tem que mostrar o lado feio do ser DJ...a ralação,as condições de trabalho,o dia a dia, a verdade do que é ser DJ!
Talvez se o povo e seus representantes souberem passar a lei do DJ não seja tão complicada.
Então o objetivo agora é educar o povo que ser dj não só glamour,mais também muito estudo,horas de pesquisa,manutenção e trabalho braçal. Por isso vou lançar o projeto dia a dia do DJ que vai mostrar os bastidores.

8 comentários:

  1. Parabéns Boca pelo texto. É bom saber-mos como estão as coisas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a franqueza, mas quase não consegui ler seu texto inteiro, cheio de erros gramaticais e nocivamente tendencioso. Gostaria de tecer aqui algumas opiniões e que este comentário não fosse censurado por V. S.ª, haja visto que esta é publicação aberta, divulgada em redes sociais e que há um campo para comentários de leitores.
    Refletindo; já que a categoria dos DJs precisa apresentar um projeto sólido, a iniciativa poderia ser tomada pela redação de seu blog, começando por ter mais cuidado na forma como publica seus editoriais. Não o conheço pessoalmente mas é notável que o senhor enxerga uma grande oportunidade nesse processo de regulamentação.
    Particularmente acredito que há três categorias de pessoas interessadas, são elas: 1 - Pessoas de má fé que querem criar um sindicato e através deste e das contribuições de seus associados, enriquecer e classificar aqueles que julgam ser aptos a exercer a profissão que asseguro-lhe, apesar da tecnologia envolvida, é artística e não técnica. 2 - Profissionais desconhecidos que estão fora do mercado por falta de talento e/ou carisma, que culpam uma tal "panela", e que quando perguntado de quem é formada não se sabe dizer os nomes. 3 - Profissionais que acreditam realmente nos benefícios, e que a regulamentação trará algum tipo de reconhecimento do Estado para com eles.
    Este último, baseado no texto acima, não parece ser o seu caso, senhor Alex Salles.

    ResponderExcluir
  3. DJ LEITÃO MIX DISSE...MEUS PARABÉNS BOCA Á LUTA CONTINUA SOU DJ PROFISSIONAL Á 22 ANOS E A MINHA CARTEIRA DE TRABALHO SEMPLE FOI ASSINADA COM OUTRO CARGO NUNCA COMO DJ PORQUE NO MINISTÉRIO DO TRABALHO Á PROFISSÃO DE DJ NÃO COSTA COMO PROFISSÃO.

    ResponderExcluir
  4. Caro Airton,estou no meio a 35 anos,cansei de ver djs passando pelos maiores apertos. Cansei de ver donos de boates além de nos pagar misérias nos roubar o FGTS. Cansei de ver o dj não ter um pingo de valor apesar de muitos de nós fazer muito dono de boate milionário,muito promoter ganhar rios de dinheiro...A regularização é essencial par quem vive disso, coisa que parece o caso do Sr. Eu sustento minha família nessa profissão é vc? Eu,amigo perdi não um mais vários amigos djs por doenças relacionadas com a convivência de lugares com pessima ventilação(cabines de som) em especial perdi um colega na fila do SUS que não tinha um plano de saúde mesmo trabalhando para um dos maiores empresários da noite carioca, que por sinal sequer foi ao enterro de seu empregado. Sua critica, essa sim tendenciosa ficará ai sim, exposta a sua tal ignorância sobre o meio dj. Abraços e apareça sempre!

    ResponderExcluir
  5. Os males que o senhor citou acima, acometem mais de 90% da população brasileira, e exposição a condições inadequadas de trabalho se sujeita quem quer, necessidade não é desculpa para se acovardar e deixar de buscar o que é melhor para si. Esse é um pensamento comum entre pessoas acomodadas. Não se faz necessária uma regulamentação para que qualquer cidadão tenha acesso a serviços públicos como o SUS por exemplo, existem inúmeros casos de DJs que não empregados CLT registrados como técnicos de áudio ou sonoplastas. Outros tantos preferem se manter na informalidade pagando o seu próprio INSS, outros possuem CNJP. Os seus 35 anos como DJ podem causar admiração para outro, não para mim, que conheço bem o meio que escolhi de vida e a muito tempo. Não enriqueci com discotecagem, mas boa parte do que tenho devo a esta profissão. Ficaria muito triste em ver que aproveitadores, em nome de uma regulamentação onerassem e tornassem a vida dessa classe tão sacrificada ainda mais difícil. Senhor Alex, não induza as pessoas ao erro e não engane a si próprio! Lembre-se, o senhor tem 35 anos de cabine, já deveria conhecer bem como as coisas funcionam. Saudações!

    ResponderExcluir
  6. parabens airton esse negócio de regulamentação é um jeitinho que neguinho ta dando pra roubar de quem já ñ tem nada. pergunta pra esse pessoal ai se eles topam fazer a coisa sem envolver sindicato no meio? que nada! conheço o meio sindical e sei a roubalheira que é. existe guerra entre sindicatos que defendem uma categoria por causa de dinheiro. com o perdão da palavra é uma putaria e tb vo fica triste se ver isso no mundo dj

    ResponderExcluir
  7. Mesmo que saia a regulamentação, boa ou má, temos de lembrar que no país em que vivemos há o incrível costume de: Será que a lei vai pegar?

    Primeiro problema que existe num âmbito muito maior: a falta de respeito, educação e ética. Essa tríade não se resolve com leis. Resolver-se-ia, caso houvesse um trabalho constante de conscientização. Mas, creio que não é de hoje sabermos que isso é mais utópico do que plausível.

    E como sempre, após a tempestade, virá a bonança junto com o famoso jeitinho brasileiro.... E lá se foi a regulamentação para algum lugar esquecido e tudo voltará ao de sempre...

    ResponderExcluir
  8. O sindicato só pode ser formado por nós djs,quem acha que é ruim deve fiscaliza-lo,claro que nada nesse Brasil é perfeito,mais depende da participação de cada individuo. O mal do Brasileiro como o seu Aírton é que ele se acha tão inteligente, mas na hora de escolher o seu representante ele ou se omite(vota em branco)ou escolhe um candidato como o Tiririca.(voto protesto. Ele é o tipo de pessoa que só ve o que é interessante a ele,o coletivo que se F#@#$...Talvez ele seja o maior aproveitador que esteja tentando minar o movimento para continuar ganhando em cima do sofrimento do verdadeiro dj.

    ResponderExcluir