terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Causas e consequencias da queda da cena dj

Fase 1: Casas Noturnas e a perda do controle pelos djs.

Caros amigos, dedos irão apontar em todas as direções,vamos tentar dar uma luz aos fatos.
Acho que os mais revoltados com a mudança radical na cena DJ são os chamados "old school djs"esses são a djzada que começou a tocar na era auria da discoteca e passaram pelo ENDEUSAMENTO do dj. Essa galera no qual eu mesmo faço parte aponta os promoters como um dos maiores fatores da caída da cena DJ. Mais o que aconteceu? Simples. A maioria das casas noturnas tem dias fortes e dias MORTOS. Os dias fortes são de quinta a domingo,chamado FDS onde os djs fazem seu publico e desenhavam seu estilo. Os donos de casa noturna faturavam nos dias fortes e quebravam a cara nos dias mortos (ter/qua) ao ponto de ter que fechar a casa nesses dias. Nisso os velhos promoters começaram a ser substituídos por uma nova safra de promoters os "colegiais"...jovens e com ideias de abalar a estrutura de qualquer casa noturna!
Essa nova geração veio pra ficar a partir da virada do seculo e fez da vida do "old school dj" um inferno! A ideia de fazer as casas noturnas serem estabelecimentos de 6-7 dias por semana transformando-as em casas de show. Muitos desses promoters cansados de bater de frente com experientes dj passaram a dispensar o serviço deles e se fazerem de dj assim com fazer eventos onde o dj é uma mera peça de decoração.Milhares de tentativas foram feitas para fazer os dias mortos em dias rentáveis.De micaretas a bateria de escola de samba,roda de pagode,show de funk,raves e inúmeros djs convidados tudo para viabilizar os dias mortos. Pior, muitas vezes na tentativa de negociar os donos de boate passaram a ceder aos promoters as qui e sextas dias originalmente fortes para esses tipos de show com resultados terríveis.
Usuários fiel começaram a fugir da confusão de ritmos e excesso de barulho.Muitas casas zerarão ao parar de tentar promover esses show. DJs perderam o controle artístico e festas temática passaram a tomar conta dos dias de quinta e sexta. Cada festa tinha 2-3 djs e o residente passou a baba de dj convidado e controlador de disjuntor. O resultado de cada casa foi diferente alguns eventos fizeram sucesso de acordo com a força do promoter mas em um total varias casas que estava abertas por anos fecharam suas portas.
Um bom exemplo de pixotada foi a boate Night and Day do passeio publico que depois de 14 anos de casa cheia,fechou suas portas. Por anos a casa teve lá suas festas temáticas mais nunca tirou a criação musical dos djs. Com 2 ambientes o Night & Day era uma das boates mais concorridas do centro pelo publico acima dos 30. Frequentada por executivos e comerciantes do centro, o Night tinha 3 dias lotados e um dia medio(qua).Com o anexo a casa tinha uma lotação de 1200 pax na sexta e sab e 700 na quinta. Na quarta oferecia um free buffet com uma lotação de 200 pessoas. 3 djs dividiam o serviço em 2 pistas. A partir da reforma de 2006 o Anexo foi fechado e apenas uma pista com 2 djs foi mantido. A lotação passou a 800 pessoas. A casa passou a ter varios promoters fazendo varias festas e apenas o sábado foi preservado. Bandas,micaretas,grupos de samba/pagode e ate baile funk passaram a ser uma rotina na tentativa de trazer uma clientela mais jovem. Os djs residentes passaram a ser babas e nada mais q isso. E o resultado final foi o fechamento das portas em 2009.
Assim como o N&D outras casas do centro tiveram o mesmo destino. Agora a pergunta; por que uma casa que se mantem cheia por 12 anos comete esses suicídio? Na minha opinião de residente do local e o convívio com a clientela me faz afirmar que tirar o controle do DJ afetou a casa 100% e a fez fechar. Na minha opinião a constante venda de noites a empresários e promoters para suas festas,inúmeros djs tocando ritmos incompatíveis com a clientela da casa e show fora da estrutura da casa condenaram ao fechamento.

Muitos djs residentes lutam contra esse tipo de situação. O dj além de ter q lidar com a gerencia que acha que conhece a pista mais q o DJ, ainda tem q lidar com promoters e convidados como os sem noção famosos, BBB's e wanna bee djs. Tudo que quebra a linha de trabalho do profissional.
Numa casa noturna o dj faz a clientela,molda com seu repertorio o tipo de cliente que vai pagar a entrada,frequentar e consumir. E esse trabalho custa tempo as pessoas vão se acostumar com a reação do dj ao publico é como um simbio...uma ligação mental entre o publico e o DJ e isso traz dinheiro a casa.E ter esse dom é algo único. Infelizmente muita gente hoje acha q o dj é apenas um apertador de botão e não um artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário