domingo, 8 de janeiro de 2012

Situação DJ o que fazer afinal?

Vejo o ano de 2012 como um ano marco na cena DJ. As coisa terão que ir para um rumo diferente ou em 2013 viver de ser só dj ficará impossível. 
Vejamos, todos os níveis da classe dj foram afetadas violentamente em 2012, ate os TOP sentiram o baque...a desvalorização do DJ é critico isso pq TODO MUNDO É DJ!!!

Então vou resumir a coisa;

Nós DJs, provocamos isso...com nosso ego inflado achamos q eramos intocáveis e insubstituíveis! Pois é um erro que pode custar caro! A fatores que transformaram algo marginalizado dos anos 70/80 em glamour em 2008/09/10/11:
-A glamorizarão da media no mito DJ...mostrando a parte festa,os top djs,os internacionais,as grandes festas white, os tais djs milionários,os estúdios e os famosos "Old School Mestres"
- Top djs abrem os grande cursos de DJ, com intuito de fazer "bocú money"eles montaram verdadeiras fabricas de fazer dj com classes de 20 alunos com 8 horas de curso,uma camisa,uma foto de headphones e um diploma com a sigla DJ na frente do nome.
-Não satisfeitos alguns TOP djs vão a GLOBO participar de uma das maiores farças da TV num programa de domingo transformando artistas leigos em top djs! Esses supostos artistas montariam mashups de ritmos como axé,pagode,sertanejo,forró,etc...coisa de estúdio mesmo e TOTALMENTE fora da realidade. Pior foi a frase do apresentador: "Quem sabe faz ao vivo!" A impressão q ficou ao publico q ser dj era tão facil como andar de bicicleta. Apesar da revolta da classe fazendo ate o programa se retratar trazendo verdadeiros djs no quadro, a coisa estava feita!
-Invasão dos ex-BBBs...apesar de ter começado lá pelo BBB 7 em 2007 a onda de sair da casa e atacar de dj afirmou-se em 2010/11 com a maré de BBB atacando de dj em tudo quanto é casa noturna de RJ e SP eixo. Os caras sem noção nenhuma ia lá com um pré list ou cd mixado e colocavam os dedinhos pro alto,tiravam a camisa e faziam seus shows...e todo empresario ou promoter de casa noturna "dream come true" de faturar em cima da novidade fez isso virar uma rotina.
-Boy Toy invasion; Com a onda de todo mundo é dj assolando o eixo RJ/SP o modelo,namorado da musa Madonna foi lançado como dj. Apesar de flagrantes escandalosos(fake djing) o modelo continuou se apresentando a peso de ouro. Uma das revistas de mais nome na cena DJ chegou a publicar um entrevista com o TOP DJ Toca Disco expondo o fake, para apenas UM ANO depois lhe agraciar com o premio de DJ personalidade.

-Grandes empresas de equipamento de som veem a tendencia do todo mundo é dj e atendem o novo mercado. A Pioneer e outras companias lança CDJs e controladoras com assistência transformando leigos em djs.
-Explosão das agencias de dj,dominando o mercado dos line-ups eventos, fabricando djs famosos,dançarinas e modelos e os vendendo a peso de ouro. Enquanto o dj de verdade foi literalmente substituído e arquivado.
-Queda vertiginosa dos cachês e preços de eventos. Apesar de tudo aumentar incluindo o faturamento das casas noturnas muito dj continuou ganhando o famoso 50tinha por dia ou 1000 por mês nas casas noturnas medias, nas casas top o dj residente passou a ser vigia de dj convidado e de djuntor e seu cachê começou a cair.  Alguns Djs reclamaram e foram substituídos por novatos por muito menos q ganhavam. Em eventos o preço de uma casamento com top de linha equipos passou de 2500 reais para os míseros 1000/1200 reais e um aniversário de 15 anos dificilmente alcança os 1000 reais apesar do equipamento usado.
-Incessante jogo de queda de braço entre os pros e contra regularização; No desespero de passar a lei, foi incrementado um jogo politico para a aprovação da lei do DJ que seria acoplada a lei de 78 do pessoal do SATED...isso tirou o brilho do DJ,o lado artístico e nos transformou em "técnicos". Isso dividiu ainda mais a classe e criou mais questionamento sobre o possível sindicato.

Todos esses fatores vieram a transformar a "profissão DJ" na moda do momento e a frase " todo mundo é dj" ficou famosa! Os únicos que perderam foram os verdadeiros dj que vivem disso. Agora a pergunta q fica é: O que fazer pra mudar isso???
Na minha opinião para mudar tudo isso a classe tem q se conscientizar da situação e querer mudar. Ética será o maior fator e a educação. A questão do DIREITO ADQUIRIDO seria bem ortogado e dado a quem merece,que já foi reconhecido por seus colegas como DJ. Infelizmente não há como ver se toda pessoa atuante é dj de verdade,mais podemos fazer que o DIREITO ADQUIRIDO não seja uma carta livre pra qualquer malandro.Como exemplo esses fakes q andam por ai em agencias fazendo shows teriam esse direito adquirido sem um prova? Acho q não! Se houvesse duvida do calibre do DJ a receber o seu DRT a comissão de djs poderia exigir uma prova técnica. Passando na prova técnica o dj recebe o DRT. Para o beneficio da classe,cursos e agencia terão q ser fiscalizados e somente cursos q realmente formam djs deverão ser mantidos. Ou seja se o curso formou uma porcentagem acima de 70% de djs no meio(comprovados) esse curso ganharia o selo oficial. E entraria na lista de cursos oficiais recomendados.
Agencias de DJ teriam que trabalhar somente com DJs e não com artistas atacando de dj...atração é atração,dj é dj. Acabando com essa historia de modelo e dançarinas tirando emprego de dj de verdade.
Instituição de um preço minimo por pacote básico de dj de evento,por exemplo todos os dj teriam o preço básico de 500 reais a partir dai é competição. O mesmo aconteceria com os djs residentes tendo um minimo em seu salario fixo( exemplo de 2000 reais por 120 horas mensais fora vale refeição e transporte + seguro saúde obrigatório. DJs freelancers tb teriam um cachê minimo de 200 reais por hora tocada. lembrando q todos esses números são suposições e que seriam estudados e renovados de acordo com a inflação...Se haveria necessidade de um órgão regularizador esse deveria ser empregado por DJs e não por qualquer outro tipo de leigo,uma comissão de djs(3 djs) com rotação de 3 meses fiscalizaria o órgão.
Essa comissão teria a autoridade por via legal de fiscalizar órgão regularizador e intervir em caso de fraude detectada. 
De 3 em 3 meses 3 djs afiliados seria sorteados para a comissão sendo q esses nomes não entrariam no sorteio por outros 24 meses.
DJs produtores teriam suas produções originais protegidas e remixes teriam autorização com participação de royalties na execução de cada remix. O Dj seria isento de qualquer cobrança por ECAD ou qualquer órgão. Isso seria o começo,é claro q não é perfeito,tudo começaria pela união dos djs,sem ela nada poderia ser realizada.

3 comentários:

  1. Colocações perfeitas!!!!
    Pena a nossa classe ser uma das mais desunidas que conheço!
    Ótimas idéias!
    A parte política que é bem complicada...

    ResponderExcluir
  2. e amigo concordo com o Rafael pacheco. A parte política que é bem complicada .

    ResponderExcluir
  3. Acho muito de tudo isso válido.

    Mas, fico fulo da vida com aqueles leigos que pensam que são o máximo.
    EX: aqui no Norte principalmente no meu estado, Qualquer um que bote um notebook debaixo dos braços se diz "Di jey". virou modismo.

    Abs a todos os the real "Dee Jays".

    ResponderExcluir