terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Os DJs que fazem a festa-SANDRA GAL

Hoje no "hot seat" trago a DJ Sandra Gal que dispensa comentários. Uma das pioneiras entre as cariocas no comando das carrapetas. Vamos a entrevista:

Sandra, vc começou bem cedo na cena DJ ou melhor naquela época "discotecária". Como foi pra vc ainda uma "teen" num mundo onde só dj homens tinha oportunidades?
Resp- Boca, parabéns,esse seu lance esta perfeito,boa iniciativa,parabéns!
Sim, comecei muito cedo,mais ou menos em 1967, grande época do Twist do Chubby Cheker e o  Rock  do Bill Haley, Elvis Presley, Beatles e outros, mas eram apenas festas em casas e clubes,pra mim foi um  ótimo aprendizado,mas valeu muito, fiquei afiadinha e tirando de letra. Eu só comecei a ter problemas,quando perceberam que ninguém dava festa na minha area, sem deixar o som por minha conta, as festas eram na base de tira um disco e coloca o outro, embora cogita-se que em 62 ou talvez antes já tinham boates que possuiriam 2 toca discos. Quando me recompensavam por ter ficado no som,era sempre com a desculpa de que era pra mim comprar mais discos, e eu adorava! Quando parti em busca da minha oportunidade, não tinha ideia no que eu teria que enfrentar, na verdade lembro que eu agia com muita humildade e se não fosse boa no que eu fazia, certamente não teria as chances e o respeito dos discotecarios da época, alias teve uma boate que eu toquei, que misturado aos clientes, varios DJs, iam para conferir o meu trabalho,eu achava incrível e acabei fazendo amizade com todos.

 Você teve apoio de seus parentes?  
Resp- Imagina!!! Ainda hoje existem pais que discriminam os filhos ja barbados, por serem DJs. Agora procurem pensar nos anos 60, mas eu nem dava confianca para a opiniao dos parentes,eu era uma verdadeira aficcionada pela noite.Quanto mais minha mãe me cobrava sobre o que eu queria ser na vida,mais eu corria atras de festas. Em meados de 71,o caldo entornou de vez,eu adorava ouvir o programa do Big Boy,na Mundial,depois comecaram a rolar os bailes dele com o Ademir Lemos,eu ja estava totalmente aterrizada na zona Sul e me afinizando cada vez mais com as boates,minha vovo era a unica que sabia e me apoiava.
 Como surgiu sua primeira oportunidade profissional?
Resp- Depois das minhas experiências com festas no subúrbio, por ironia,a minha primeira oportunidade profissional surgiu na zona sul,a convite do Fernando,um DJ todo certinho,cheio de regras, eu procurava não desaponta-lo,essa oportunidade foi em uma boate gay. No quinto mês de trabalho fui mandada embora porque uma namorada do DJ Lio, foi me visitar para desabafar pelo termino deles, fiquei com tanta pena por ve-la chorando que cometi a loucura de deixar a cabine de som e buscar uma agua para acalma-la, caracas! Foi eu sair e escutar o som muitissimo mais alto do que eu havia deixado, a maluca aumentou o som a todas, e eu fui mandada embora,com toda razão, mas foi bom! Sai mais cedo e por sorte encontrei um grande ídolo,o Ricardo Lamounier,com a sua belissima Puma conversível,me deu uma carona ate o Alfredão, ficamos falando dos nossos problemas,só que com uma diferença,ele era o ídolo Lamounier,com a vida resolvida e eu era simplesmente a Gal,que acabara de receber o cartão vermelho.Um tempo depois o Fernando foi me procurar,era mais uma proposta pra acompanha-lo em mais uma boate Gay, e se eu no fosse curiosa para conhecer os outros ritmos,tocar em boate gay seria a minha especialidade.

Gal como era ser DJ naquela época, era tão fácil como hoje se tornar um DJ profissional?
Resp- Nunca foi facil, Pra vc ver,naquela época o dj folguista te respeitava e não vinha atras do seu emprego, já hoje se vc der mole...Dificilmente o patrão se arriscava em trocar o profissional que ele tinha na casa, pelo folguista!! E atualmente esta vergonhoso, trabalham por menos,queimam o filme do residente e vai por ai...

Mulher DJ, como era sua relação com seus empregadores já que dj em casa noturna naquela época era quase escravo trabalhando muitas horas em terríveis condições?
Resp- Naquela época a minha relação não era muito boa com os patrões,principalmente porque vi muita coisa podre acontecendo.Era um tal de patrão dando ordens  aos empregados pra  transplantarem Whisk vagabundo de ultima, em garrafas de selo escocês.Não deixei eles no comando não,tanto eh que eu sempre deixei bem claro que da mesma forma que eu não era insubistituivel,eles também não eram os unicos patrões do mundo,cheguei a colocar um deles no Ministério do Trabalho e ganhei a causa.

Quando vc decidiu lutar pelos direitos de todos os djs?
Resp- Alem de eu ter os meus próprios motivos,a gota dagua foi quando meu patrão colocou um laxante na bebida de um DJ.Coitado! o DJ morava a uns cem metros da boate,e a familia do cara,quando viu ele chegar suando e rolando em dor, seguiu para o hospital e os medicos se enganaram e o operaram a apendice.Quando eu disse para o patrão que as coisas iriam mudar porque eu fundaria uma instituição pra defender os DJs,ele me deu um tapao na cara,mas não deixei quieto não. 
 E alguém tomou a frente com vc,deu força e caminhou junto?
Resp- No final dos anos 70 eu ja dava mostras da minha afinidade com informações pertinente ao DJ,eu falava das boas coisas e das situações que afetavam diretamente a  cena, então eu escrevia um boletim informativo,era sem estrutura nenhuma,mas era o começo de uma manifestação.Sempre tive muitos amigos DJs dispostos em colaborar,mas não eram muito de botar a cara pra bater e tanto eh que um dia,eu estava na porta da boate,cheia de jornalzinho(boletim informativo) nas maos para serem distribuidos,com a ajuda de uma garota,foi quando chegaram 2 policiais e perguntaram se eu era a discotecaria Sandra Gal e recebi ordem de prisão.Não botei o galho dentro,quis saber o porque,falei,xinguei, mas mesmo assim,fui pro festival de Canes...
 Nos anos 70,época difícil você foi presa distribuindo um boletim informativo sobre a classe,isso tirou seu animo?
Resp- nessa época,era tolerância Zero com a liberdade de expressão,tempos de ditadura..A minha sorte eh que a garota que me ajudava a distribuir o boletim, era filha de um graduado das forcas armadas, a garota tbm respondeu os canas, e acabou sobrando pra ela,o mais estranho eh que a boate era no posto seis em copa,bem proxima da delegacia e não foram os policiais de la que me prenderam,embora tenham me encarcerado la mesmo na 13º DP.
Os canas eram estranhos,não diziam o motivo da prisão,me tomaram os jornaizinhos e depois de muitas perguntas, falavam que eu seria transferida no quarto dia da prisao. No terceiro dia recebi a visita de uma amiga em companhia de um advogado,e por mais que ele tenha se empenhado nao conseguiu saber o motivo da prisao,os policiais da 13º DP so sabiam dizer que os  policiais que me prenderam pediram pra me manter por la.O fato foi tão sinistro que não houve registro da minha passagem na 13 DP. O próprio advogado me sugeriu não mexer naquilo,ate hoje cogita-se que os limitadores da LIBERDADE DE EXPRESSÃO, possam ter me pegado,mas por sorte a filha do militar,sem querer acabou me ajudando,eram tempos dificieis. Nao desanimei ,fiquei ate mais forte.
 Esse fato também aconteceu com outros DJs?
Resp-Pra começar, nos DJs naquela época eramos um alvo perfeito porque tínhamos muitos amigos intelectuais,artistas,e uns fora da lei,que adoravam ostentar na noite da zona da sul ,então creio que outros tenham passado esse aperto,mas muitos já morreram e infelizmente não tiveram tempo de nos contar as suas historias,mas para o meu caso não ficar isolado,tenho o testemunho do ex DJ Fernando,um cara tranqüilo,muito bem relacionado,mas que também ficou três dias a disposição da policia,sofrendo apenas o interrogatório.
  Prisões comuns eram muitas,principalmente na fase do Dr Padilha,que ficou conhecido em todo o Rio,pela forma que ele agia ao prender e bagunçar qualquer jovem cabeludo ou de calca apertada,aquela época não foi fácil não,era tempo de ditadura.

Sandra, aqui no Rio vc foi a pioneira entre as mulheres,hoje como vc se sente em relação as Djanes que estão por ai despontando?
Resp-Não fui a pioneira,aqui no Rio já haviam umas duas discotecarias,e entre elas,eu fui a que mais se destacou,tipo,ganhei uma oportunidade e segui em frente.
Eu não gosto muito dessa denominação Djanes,mas pra bem da verdade tem muitas mulheres DJs que humilham, tocam muito e tem todo o meu respeito,em especial a minha favorita Dri K e em Sao Paulo a Keh Fernandes.Eu so queria saber quantas se atreveriam passar por todas as universidades do som, como eu passei.Toquei em festas,toquei em boate gay,toquei em boate de lesbicas,toquei em discotecas,toquei em domingueiras para adolescentes, toquei em baile funk,toquei em boates de programa e tambem toquei em boates que as mulheres iam para ver os homens dancarem,so nao toquei em velório rsrs!! 

Vc escreveu um livro "Noites verdes" sobre a vida na noite Carioca, Damas da noite e djs e fale sobre ele.
Resp- O livro era um projeto antigo,uma pena que não foi como eu queria,pois tive que segurar a onda,eu testemunhava a historia,mas não podia revelar o nome do santo. Sobre os DJs falei pouco porque eu não queria queimar o cartucho,já que tenho umas dezenas de paginas que retratam a minha experiência como DJ e muitas situações que passei com alguns dos meus muitos amigos de atividade.O meu livro "Noites Verdes" é muito esclarecedor,nele eu também mencionei que a vida do DJ é como a vida dos atletas e das garotas de programa,é gloriosa,porem breve.
Durante sua carreira vc viu alguma garota de programa sofrer algum tipo de abuso?
Resp-Quem teve a oportunidade de tocar em boates de programa, sabe muito bem que elas sofrem todo o tipo de humilhação,dão um lucro astronômico aos donos de boates,e mesmo assim são tratadas muito mal por eles, o dono adora quando elas induzem o cliente a gastar atraves das bebidas,mas quando elas ficam bebadas e dando alteração,jogam as pobrezinhas na rua.Já vi mulher que trabalhou e bebeu por muitos anos na casa, sendo barrada,sob a alegação de que a mesma já estava velha.Por isso eh que se diz que o unico produto perecivel dessas boates,são as mulheres.

Durante sua carreira vc fundou um jornal sobre djs me conte a respeito dele?
Resp- o Jornal DJs In concert,eu fundei com dois alunos do curso,Mario Mendes e Douglas Futuro  e isso era tudo o que o DJ precisava na época, tinhamos correspondentes em todos os lugares,inclusive em São Paulo,eram os Irmaos Sarmientos,que hoje eh dono da DJ Sound, historia longa.Uma entrevista que gostei de fazer foi com a cantora inglesa Sonia, que veio desfrutar um pouco do sucesso que fazia aqui no Brasil,principalmente com a musica,"You'll never stop lovin you". Ate lembro quando perguntei a Sonia o que ela achava de os DJs aqui no Brasil conseguirem remix de dos seus sucessos antes da gravadora. Claro que fiz a pergunta e ao mesmo tempo mostrei que eu também era uma desses DJs,atraves do remix que eu comprei em NY-Listen to your Heart, ela adorou! Quem não gostou foi a sucessoria de imprensa da EMI- que me repreendeu,dizendo que eu nao podia ter feito aquilo.Não só fiz,como divulguei,tempos de ditadura já era. 
 Sandra, vc montou um curso de DJ numa universidade,o que vc acha dos atuais cursos de dj?
Resp- Eu penso que um curso pode ser avaliado pela qualidade do professor,porque não é simplesmente vc ser DJ e querer de um dia para o outro administrar um curso.No passado os cursos eram dados nas casas dos DJs,o Ricardo Lamonier, talvez,tenha sido o pioneiro,e o curso dele também era na própria casa. Na formação dos novos DJs, não pode ser relevante apenas pela técnica, hoje o novo DJ,quer muito mais que isso e eh bom que quem esteja ministrando o curso,tenha algo mais a oferecer.                                                                                                                  
Em 1988,eu e o Robson do Patrocinio,montamos todo o esquema na universidade Estácio de Sá e convidamos o Memê,que além de ser um excelente DJ,comandava um programa na radio Cidade e diga-se, inscricoes esgotadas! No final do curso,fizemos uma grande festa e eu convidei pessoalmente a Susana Vieira, mãe do DJ Rodrigo Vieira para ser a madrinha dos formandos,foi uma noite incrivel!.Se existe um posto de madrinha dos DJs esse posto é da Susana, por merito.

Quanto a sua participação em TV e rádio?
Resp-
Na TV,muitos nao sabem mas em 1992,eu apresentei o quadro DJs Parade,do programa Today, na TV Corcovado.Eu entrevistava os DJs apontados pela produção.A primeira entrevista foi com DJ Mauro Fucci,na loja de discos e materiais importados para DJs,entrevistei o DJ Arildo que na época era o DJ Top,das boates de programa,entrevistei tbm o DJ Fernando Portugal. O nosso cinegrafista era o Bateau, ele tambem foi cinegrafista do Som na caixa. Participei no corpo de jurados,ao lado do Ademir Lemos,em um programa de auditório comandado pelo Alberto Brizola,que era muito querido na época. Fui entrevistada 2 vezes no programa Som na Caixa,a primeira vez pelo Osmar Cintra e a outra pelo Monsieur Lima.Em San Francisco,na KPIX-TV,uma estensao do grupo CBS,em 1988,eu e uma amiga falamos da minha carreira como DJ no Brasil.


Na radio
,em 1989,tive o prazer de participar do programa Transacao,na Transamerica FM,ao lado do Sandro Tausz,eu dava dica de algum lancamento nos Estados Unidos e que ainda era desconhecido por aqui,e se vc quer saber,a gravadora Emi-Odeon estava preparando uma grande festa para o lancamento do novo album(Behavior) do Pet Shop Boys,tinham convocado a imprensa e convidado um grupo seleto para particpar do coquetel de lancamento. O meu fornecedor de Nova Iorque,me deu um 12 inch da faixa So Hard, que ainda seria lancada no Brasil,eu o Sandro Tausz,saimos na frente e isso deu o maior rolo,as outras emissoras cairam em cima da Emi,achando que eu tinha sido privilegiada, e isso acabou rendendo uma nota no  Globo,coluna "na cidade" pubicada pelo Tom Leao.


Como foi sua passagem pela Columbus?
Resp- Foi incrível, por la já tinham passado grandes nomes,como o lendario Amandio,e quando eu fui pra la quem tocava era o DJ Nino Carlos,muitos DJs  tocavam com ele, o Goody,Marquinhos Barao e outros,mas ninguem queria tocar no Anexo,entao fui designada para ser a DJ do anexo,confesso que a principio não gostei,mas depois de tanto pensar cheguei a conclusão que eu teria que mostrar o porque escolhi ser DJ,o verdadeiro DJ não pode se abater perante as adversidades,o verdadeiro DJ se reinventa.Se eu era conhecida por lancar musica,faria diferente,preparei uma bela selecao de Flash Back,que mesclado com musicas de todos os ritmos e epócas, ate deixaram o Nino e os outros DJs perplexos com tudo o que estava acontecendo,principalmente,quando eu chegava a 1:00 pra tocar e o publico deixava a pista principal e corriam para o anexo dancando e gritando freneticamente. Essa atuação na Columbus me rendeu uma materia na revista(encarte) do Jornal do Brasil.Um pouco mais tarde na propria Columbus,fui chamada pra tocar para uma empresaria que resolveu trazer pela primeira vez no rio,o clube das mulheres,os unicos homens que entravam eram os artistas saradoes.

VC já fez baile funk? 
Resp- a convite de um dos donos da Columbus,eu e o grande DJ Jorginho,inauguramos no Recreio dos bandeirantes, um baile semanal.Eu sempre fui fa do Funk das antigas,ate porque muito do que se tocou na noite era parte do pacote,mas tocar pra uma galerinha de adolescentes que se deliciavam com os batidoes,me deixou um pouco perdida.Ja pensou,eu la tendo que me familiarizar com... gaiteiro toca uma gaita ai? rsrs,mas valeu, enriqueceu o meu curriculo!

  Gal em 83 vc formou a Discoterj e desde então lutou para a regularização da profissão,hoje muitos levantam essa bandeira, o que me intriga é; quantas dessas pessoas que hoje se dizem os grandes lutadores da cena dj estavam com vc na época?
Resp-Voce só registra uma instituição se antes mobiliza e movimenta a classe, por tanto considero que a luta tenha iniciado antes da fundação.
Tenho muita alegria no meu velho coração,por saber que o companheiro DJ Lio ainda esta entre nos.Esse cara,mesmo estando na época,entre os Top também chegava junto  e me apoiava incondicionalmente! um outro cara que me deu muita forca,foi o Luciano Jacaré,o DJ Maks Peu,esse então foi fundamental e não posso esquecer do DJ Ricardo, da Regines,e como advogado, participou ativamente dos nossos movimentos.Voce tem razão,ja vi gente dizendo que lutou, mas não é verdade,eu só não entendo o porque desse tipo de declaração,hoje isso é fácil de ser levantado.Se o DJ Lio esta em outra instituicao,acho que merecia um posto de mais relevância,o cara é historia! Sei de mais coisas sobre ele,so não revelei por não ter autorização para me pronunciar por ele.
 O que é a Discoterj, Hoje?
Resp- hoje a DISCOTERJ,e uma associação com uma diretoria muito afinada e compromissada com valores humanitários.Somos bem unidos e isso ajuda muito no desenrolar de tudo o que nos propomos fazer.

O que podemos esperar dessa lei se for aprovada e daqueles que estarão no comando?
Resp- Essa lei so não saiu antes porque quem redigiu a minuta não falou dos problemas que os DJs sofrem,como as doenças e seqüelas  que estamos sujeitos,esqueceram das coisas fundamentais,como o índice de surdez,problemas na coluna e problema com a circulação.Ate penso que fomos maus interpretados e quem sabe nos tiraram como filhinhos de papai rico? Mas uma coisa é certa,essa lei pode não servir para meia dúzia que torce contra, porem ajudara muito os DJs que não tem status de celebridade,os DJs anônimos.Quanto aqueles que nos comandarem, depende de quem seja, lembrem-se que em um saco de boas laranjas ha sempre uma estragada,bem como no saco de laranjas podres, também tem sempre uma que se aproveite.Que Deus nos abençoe! e nos livre do mal.

Vc hoje ainda esta tocando ou decidiu se concentrar somente em defender a classe dj?
Resp-Eu não toco em boates por curtição,muito menos pela mixaria que querem pagar,Quando quero tocar de graça, me desligo de tudo, ligo a minha aparelhagem e dou o melhor de mim para mim,as vezes toco tão alto que nem escuto o inter fone tocando, supostamente pelas reclamações dos vizinhos. E quando estou na Internet,só curto o que estiver relacionado ao DJ,seja lá o que for, anoto tudo e guardo,tanto é que tem gente que um dia postou uma idéia, hoje mudou de opinião e eu tenho tudo armazenado,é a minha CÁPSULA DO TEMPO,mas isso eu já coleciono a muitos anos.Essa idéia da cápsula do tempo,talvez seja uma das melhores coisas que eu fiz dentre os meus varios projetos.
Obs,não me peçam para ver,nao mantenho essas informações no computador,nem nas minhas casas, preservo de mim mesmo.
 Enfrentamos hoje uma das maiores crise no mundo DJ vc acha que a regularização ajudaria a amenizar isso?
Resp- Nos DJs estamos exatamente como o aquecimento global,se não fizermos nada agora, futuramente sofreremos o efeito ESTUFA  da nossa omissão.Tem muito conflito de opiniões,reações e atitudes,mas procedem incoerentemente quando acham que tem algo a corrigir, a forma como estão interpretando,acaba perdendo o foco. Me abstenho de maiores observações por entender que muitas aguas vão rolar.

O que vc acha dos artistas, BBB's,modelos e leigos que atacam de dj?
Resp- A muitos anos passado,na extinta Caligula,em uma conversa com a atriz Malu Mader,ela me revelou que se nao fosse atriz,seria DJ,mau sabia ela que seria possível fazer as 2 coisas ao mesmo tempo. Os artistas,BBB,modelos e leigos também estão correndo atras do dinheiro que a cada dia esta difícil de arranjar,eles encontraram uma brecha na nossa atividade e foram entrando,porem eu também estou querendo dinheiro,será que eles me dariam uma brecha? Claro que não, já o DJ alem de dar e colaborar,fica de braços cruzados. 
 Afinal Gal de quem é a culpa da desvalorização do meio DJ?
Resp-Voc~e esta perguntando por perguntar, porque vc é dos caras que sabe a resposta,é uma faca de dois gumes, muitos ventos soprando contra, colocam a culpa nos promoters, mas por que não fazem nada quando se sentem explorados? Não esquecendo que também culpam as celebridades e BBB's.
Vou dar uma dica,inclua nos seus contratos que mediante o aparecimento de uma celebridade ou outros afins e a casa permitir que a mesma adentre a cabine para atacar de DJ,posando para a mídia,a casa será responsabilizada por um bonus, diga-se combinado e assinado com antecedência. Se vocês querem saber, o nosso maior inimigo é a mídia, mas a arma letal é a nossa inércia.

O que vc acha da tecnologia ligada ao DJ foi bom ou ruim?
Resp- Sou super a favor do avanço tecnológico,conforme dizia o meu amigo DJ TR, a própria MK2,foi um avanço da tecnologia,mas devemos esclarecer que apertar o play não qualifica ninguém,eu nunca ouvi dizer que o DJ fulano ou DJ Sicrano é o top dos apertadores de play,então fica claro que o avanço tem mesmo é que chegar.
Ha muito mais mistérios entre o céu e a tecnologia,do que explica a vã filosofia. Xiii,acabei fazendo uma montagem,rsrs.
 Gal vc já participou de uma banda de DJs?
Resp-No final dos anos 80,eu e o DJ Sany Pitbull e um jovem cantor,resolvemos fazer uma banda de DJs,com um nome bem original BANDJs,ensaiávamos muito na minha casa,vou ate aproveitar para ressaltar,que o Sany Pittbull,ja dava mostra do que eh hoje,o cara tocava muito,por tanto para mim foi de um enorme prazer te-lo reencontrado como um dos maiores nomes do Brasil,e com reconhecimento em outros paises,sabemos que isso eh privilegio de poucos.


Qual foi sua participação na revista da furacão 2000?
Resp-Fui contactada pelo Romulo Costa para uma possível entrevista,no jornal Furacão 2000, o jornal era vendido nas bancas.Quando saiu a tiragem,eu nem sabia,quando passei em frente a uma banca de jornal na rua Constante Ramos em Copa,dei de cara comigo estampada na capa,com o título "Mulher dita a moda" essa foi a minha unica participacao no Jornal da Furacão.

Sandra,hoje na cena DJ,tem alguma coisa acontecendo que te agrada?
Resp- Sim,tem muitas coisas bacanas,projetos sensacionais como Produtores do Brasil,do Rodrigo Torres, que nos leva a conhecer melhor o trabalho desses fantasticos DJs de estudio,que nos presentearam falando de suas tecnicas e producoes e ,em especial O Alex Rey Hunt.
 Sandra tem algum acontecimento que envolva DJ que vc goste da ideia?,
Resp- claro,como nao? DJ,eh full time,recentemente tive o privilegio  de ler em primeira mao,algumas paginas do livro "DJs quem Sao Voces"  do DJ Bonecko, posso garantir que esse livro sera a grande oportunidade de todos que se interessam, ver o resgate da historia dos DJs,fascinante como foi tudo bem explicado! mais uma coisa que o DJ esta precisando eh a continuacao do melhor encontro de DJs que ja ouve no Rio,aquele sim,praticamente parou a noite,refiro-me sobre o DJ Alive,projeto bem executado pela promotora de eventos Ro Nascimento,para quem nao sabe parou na 2 edicao,bem que a Ro poderia realizar o Djs Alive new edition.

Sandra,vc vem empinando a bandeira dos DJs a quase três decadas, hoje as pessoas que se dizem lutar pela classe respeitam essa sua condição?
Resp- Recebo muitas manifestação de carinho dos dirigentes de instituições de outros estados,mas aqui no Rio parece ate uma historia de quadrinho,cheio de curingas querendo tirar a forca do Batman.
Não espero nenhum tipo de reconhecimento,mas que pelo o menos fingissem suportar que a realidade eh essa. Eu não vou apagar a minha historia porque alguem nao consegue suportar que na época de ouro não me iludi com o glamour e me preocupei com os problemas dos DJs. Incrível, passei uma vida inteira acompanhando o trabalho do DJ Corello e nao sabia que nos anos 70,um garotinho franzino que foi fazer um teste na boate que eu era reresidente,se tornou exatamente nesse monstro do charm,tocamos juntos e eu nem sabia. Segundo um depoimento que ele deu no meu orkut, eu o recebi muito bem e o tratei de igual pra igual e nessa época  eu ja tinha alçado vôo nessa cena, ao passo que ele era so um jovem querendo aprender as manhas da zona Sul. Chorei muito ao ver esse depoimento,só entao pude entender que o meu espirito maternal sempre foi agucado e de alguma forma me conduziu a fundação da nossa instituição, por tanto, se querem apagar a minha historia eu lamento,é tarde demais! Afinal eu toquei na Santa Ceia, rsrs!!!
Sandra Gal vc teria uma mensagem para os DJs que estao comecando agora?
Resp-Eu diria pra eles pensarem muito antes de entrar nessa,porque um grande profissional,nao pode se satisfazer apenas com a abreviatura DJ, ele tem que olhar em volta e ver tudo o que conquistou como DJ,nao apenas com a escala financeira,mas tambem com principios e principalmente o respeito dos outros companheiros.Nao se prostituir na atividade.Quanto a invasao e banalizacao da profissao,os novos podem ajudar a pisar um pouco nesse freio.Um dia eu falei e volto a repetir,que venham novos DJs,porem consciente de que se hoje voce tem orgulho de dizer que eh DJ,amanha,do jeito que a coisa anda,o seu filho tera vergonha de dizer que o pai foi DJ,e entao,vamos fazer alguma coisa juntos?
DJs, eu nao sei o quanto os seus patroes lhes valorizam,sei apenas o quanto voces valorizam a casa deles.

Finalmente Sandra, se tivesse algo que vc pudesse mudar na sua carreira o que seria?
Resp- Faria um novo comeco para todos,afinal quem escolhe ser DJ de corpo e alma,não merece ver os dias passando sem nenhuma expectativa. Se não somos imortais, também não somos simples mortais,mas...se eu soubesse que tudo acabaria em pizza, eu teria comecado como atriz ou BBB e acabaria como DJ. Não levem a serio,rsrsrs...

21 comentários:

  1. Parabéns Sandra!! Belíssima e contundente entrevista!
    Que venha a nova lei para beneficiar aqueles que realmente querem trabalhar com seriedade.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sandra, te admiro cada vez mais como força pulsante entre nós Djs, sua entrevista foi emocionante e revela com clareza tudo o que passou e passa a vida de um verdadeiro Dj. Um abraço carinhoso "Presidenta"rs.

    ResponderExcluir
  3. Dj Sandra Gal, parabéns mesmo pela sua sintonia com a realidade Dj, Não conheço você pessoalmente, mas espero um dia poder conheçe-la. Você citou um Dj na sua entrevista, na qual também é filho de militar e moramos junto em São Paulo na vila militar em Santana, é o Dj Nino Carlo, me lembro que a mãe dele tinha um system da Sony muito forte,e a minha tinha o S-126 da Gradiente, era isso que fazia as festas de garagem daquela época....Sucesso p vc Dj Sandra Gal. Sempre!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana vcs darem a voz a uma mulher tao importante na cena dj e fazer esta reportagem para os novatos terem um pouco de nocao do que evolve a historia da "dicotecagem" e a Sandra e um peca importante em toda ela.

    ResponderExcluir
  5. Sensacional ! Acompanho a Sandra há tempos e é um exemplo de solidez e legado para todos os profissionais do segmento.

    ResponderExcluir
  6. Que historia legal, que arquivo de fotos maneiras,Valeu DJ, que sabe, sabe..Parabéns pela sua historia..

    ResponderExcluir
  7. Bom Alem de muitas gargalhadas, uma lição aos DJs de como foi, de como está acontecendo e de como tudo pode ficar se não nos mexer mos...... Show Sandra Sou seu Fã. Henrick Cia DJ.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela entrevista,que alem de muito maneira,foi também muito esclarecedora para a nova geração de profissionais que está aparecendo.Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao Boca Salles pela entrevista e Sandra Gal pela belíssima aula! Show!!!!!!!!!!!!!!!!

    DJ Roberto Victor - (Discoterj) e Hórus Rádio Web.

    ResponderExcluir
  10. Mucho booooom, Sandra !perfeita nas colocações e hunildade.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. muito bom,curti demais. Parabéns Sandra, apesar de não te conhecer te admiro por tudo que já li sobre vc. abçs.

    ResponderExcluir
  12. Sandra que história linda querida, Boca parabéns pela super iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  13. Que história, que legado, tem que respeitar !!! Excelente entrevista, parabéns DJ Boca, pela iniciativa do blog e parabéns Sandra, pelo carinho e dedicação de sempre.

    DJ Paulo Galeto

    ResponderExcluir
  14. Bela entrevista realmente nós discotecários da antiga, temos a nossa capsula do tempo e sabemos bem o que passavámos,e ficamos felizes que apesar dos baixos caches e a falta de ética de alguns pseudos Djs de hoje, temos q reconhecer q deixamos de ser aquele aquele colocador de discos, que os empressários sempre colocava num cantinho perto do bar rsrs, hj graças a projetos como o seu, a coisa esta bem melhor. parabéns pelo blog parabéns Sandra e Tamo junto. forte Abraço.
    Dj Magrão

    ResponderExcluir
  15. Que fique registrado aqui o meu carinho e admiração a essa verdadeira mulher que luta de corpo e alma por todos nós Djs! simplemente, perfeita a entrevista Gal! sucesso pra vc sempre, sempre!

    ResponderExcluir
  16. Prazerosamente li toda a entrevista e fiuei encantado com a presença de espirito dessa grande mulher em sua trajetória com Discotecária, hoje designada de Dj...talvez por essa nomenclatura minuscula, tenha dado margem ao surgimento de vários (as) pongadores de trem, pegar trem andando é bom de mais da conta...rsrsrsr. Gal você é da minhas, abre o verbo e fala o que sente e o que passou realmente para merecer essa "nomenclatura" de DISCOTECÁRIA (Dj), eu apesar de conhecer um pouco desse trajeto em minha humilde e teimosa insercão nesse meio de Discotecário...ouvindo BIG BOY na Mundial 860...nas madrugadas afora, pra pegar as pongas das suas dicas musicai, as quais embalaram as noites do Brasil inteiro nos anos 70...tiro o chapéu para você amiga Sandra Gal...apesar de não conhece-la pessoalmente...seria um grande prazer e hora...PARABÉNS pela dedicaçaõ a essa causa tão nobre e dura...defender uma classe inteiramente heterogênia e desunida...muitos, não sabendo do seu "real valor". Só pra finalizar...gostaria de saber de poderá se fazer uma festa,literalmente, sem MÚSICA !!!

    ResponderExcluir
  17. Sou suspeita pra falar,mas tambem nao seria justo deixar de comentar que tenho acompanhado a minha comadre DJ Sandra Gal,por muitos anos.O que muitos nao sabem e que mesmo com a saude debilitada ela sempre se reergue dizendo que ainda esta faltando alguma coisa,e que coisa seria essa,se nao for relacionado com os DJs? Nesse momento estou chorando,eu e o meu filho(afilhado dela) temos muito medo de perde-la,mas nao posso deixar de agradecer a todos os DJs,porque se depender desse amor que ela tem por voces e a essa profissao,sempre que ela estiver com a imunidade baixa ela se levantara.Meus sinceros agradecimentos.
    Marcia Landfermann

    ResponderExcluir
  18. MINHA AMIGA QUE TRAJETÓRIA!!!!!!!! ADOREI SABER UM POUCO DE COMO TUDO ACONTECEU.
    PARABENS PELA FORÇA E SUCESSO.E QDO LI A PARTE DA COLUMBUS AH ME LEMBREI QUE APESAR DE NAO LARGAR AQUELA PISTA PRINCIPAL CORRIA LA PARA O ANEXO JUNTO COM A DANI ... QUE SAUDADES QTO TEMPO ISSO NAO TEM PREÇO E TB FOI ONDE E QDO CONHECI UMA DAS PESSOAS MAIS INCRIVEIS QUERIDAS E TAO AMIGA.
    DESEJO MTMTMT SUCESSO E TUDO DE MARAVILHOSO .TE ADORO BJAO DA SUA AMIGA MARA ALICE ;) :) BEIJÃO

    ResponderExcluir
  19. BOM pessoal desse fórum eu adorei a historia da nossa amiga e minha madrinha Dj SANDRA GAL.
    EU tenho um ditado comigo que diz ( Deus coloca as pessoas certas nas horas certas em nossos caminhos e foi isso que aconteceu entre eu e assa grande Dj SANDRA GAL.
    SE não fosse a ajuda dela e a força que ela tem me dado com suas palavras de sabedoria eu juntamente com nossos companheiros Djs de Pernambuco não conseguiríamos abrir nosso Sindicato aqui em Pernambuco.
    Então eu fico grato a você Sandra e a Deus por ti colocar em meu caminho.
    Pra finalizar quero dizer a todos os Djs que estão participando desses fórum que leiam com carinho e atenção todas as entrevistas e repensem, por quer na situação que estão sendo falada nas entrevistas a maior culpa do que esta acontecendo hoje na cena Dj no brasil somo nós quem somos culpados, por falta de união.
    Então eu acho que com isso chegou a hora de nos unirmos e mostrarmos a sociedade brasileira que nós Djs temos forças para mudar essa historia.
    Abraço a todos, e abenção a minha madrinha que eu tanto amor Dj Sandra gal.
    DjPOPO PROFISSIONAL SCRATCH.

    ResponderExcluir
  20. Ótima entrevista.
    Dj de verdade com opiniões de verdade.

    ResponderExcluir
  21. me enteressei vendo o trabalho do Dj Lio Santanna.
    Quero contato alguem pode me fornecer?

    ResponderExcluir