sábado, 1 de dezembro de 2012

O que é ser um bom profissional? A luta do DJ.

Amigos, apesar de todo mundo querer ser DJ hoje em dia, o diferencial  para um bom dj é gritante.
Nosso grande desafio hoje não é nem numeral os tais TOP djs já q também se transformou em moda flyer de evento sair com o top dj fulano e siclano...TOP que deveria ser algo diferenciado passou a ser algo comum...
Mais o que é ser um BOM dj profissional ?
Bem colegas é fácil. Ser o bom DJ e ter um equilíbrio harmonioso, saber conduzir sua pista, mante-la não só pela duragem do evento,mais em varias circunstancias.

Alex Hunt,Xampú e Tonny Di Carlo

Acontecerá imprevistos e situações onde o bom dj terá q se adaptar a o momento. Hoje em dia ser um dj especifico de um ritmo o limita a apenas uma situação. E isso vai pesar na pista. Não q o dj especialista deixe de ser bom, mais se o publico exigir uma mudança de ritmo,outro dj terá q assumir.
Então o dj que pode fazer as mudanças de ritmo de forma harmoniosa, mantendo a pista tem uma vantagem considerada.
Um dj de boate tem q considerar vários pontos,ele é o termômetro do evento,ele esquenta e esfria a pista. A maioria das casas noturna ganham com a consumação. Se o dj faz o pessoal suar e cansar a um certo nível eles procuram o bar para reabastecer a energia. E quem ganha? Os garções e a casa. Agitar demais vai faze-lo beber demais e provocar problemas(brigas) que envolve os seguranças. Então o bom profissional doza certo.

Muita gente acha q o mixar é essencial...é importante, mais não essencial. Um bom profissional mesmo não mixando perfeitamente pode conduzir bem uma casa é claro que com boas passagens bem mixadas a pista flui melhor.
Feeling, uma coisa q se adquire com o tempo,com a vivencia do dj com o publico. E o feeling é muito importante ele é que faz a temperatura subir ou descer...enche a pista ou o bar,mantem o publico ate o final consumindo e os faz voltar SEMPRE.
Um bom profissional tem esse pacote de qualidades, além de ser um produtor de qualidade, remixar e criar boas musica,criando tendencias e moldando opiniões. O bom profissional tem a capacidade de manter um casa noturna por ANOS aberta e fazendo dinheiro.
                                            Eu com DJ Gilson Duarte 14 anos de Night & Day
Mais o profissional também e capaz de adaptar-se a situações de eventos PVT em especial casamentos.
O casamento é um evento único, um erro pode acabar com a festa dos noivos provocando algo muito desagradável. A obrigação do DJ é colocar os convidados para dançar e se divertir sempre os agradando musicalmente. Diferentemente a uma situação de boate o publico pode ser especificamente fan de um ritmo e a importância do DJ de ser eclético e conhecer uma vasta variedade musical é essencial.
Saber agradar seu publico os fazendo sair de lá com um sorriso no rosto é a missão.
Hoje em dia é muito fácil se fazer um set eletrônico com uma controladora e Mac e posta-lo na internet,esse sairá perfeito,pois é só selecionar as musicas com o mesmo BPM(pitch no zero) e soltar na sequencia,apertando o sync e tá pronto...show de bola...mais esse set colocaria a galera pra dançar???
Muito dj vai tocar de set pronto em evento...Já presenciei tantos chamados TOPs com o mesmissimo set a exemplo do  Luz...Tocando por semanas com o mesmo set...E o fan q acompanha NOTA.
Então o q acontece hoje em dia e uma desvalorização dos bons procedimentos na profissão. Ficou muito mais conveniente para um promoter fazer uma festa com 6-7 djs semi novatos especializados em diferentes ritmos sendo q eles tocam apenas para aparecer no flyer. Mais grana pro promoter...
Também se torna interessante trazer um artista famoso atacando como dj, fazendo o ingresso subir 100% e a casa ainda enchendo,mesmo q o Famoso toque com um set mixado...nisso 2-3 djs profissionais perdem espaço.
Próprios promoters começam a atacar de dj dispensando em suas festas os profissionais. Esses muitas vezes tocando com set mixados tirados da internet e esses postados por profissionais ou seja tiro no próprio pé.
Imagine vc q posta set na internet de graça perder um evento para um leigo q vai usar seu set...

Amadores e profissionais necessitam de uma conscientização que bom profissional defende a classe.
Que ele ama o q faz e suporta sua família com esse trabalho.
É um absurdo em pelo seculo 21 alguém q investe 15,20 ate 30 mil em equipamentos não poder cobrar o minimo de 10% em um evento!! Isso sendo q vc tem sempre q se atualizar investido em novos equipamentos e novidades.
Agora por que um dj que se esforça investe e se profissionaliza estudando e tendo a experiencia necessária é incapaz de suportar sua família???Porque o próprio dj se auto prejudica cometendo os mesmos erros.
Se vc ama o que faz faça o certo, não pule etapas trabalhe profissionalmente respeitando o colega DJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário