terça-feira, 2 de novembro de 2010

Afinal o que é realmente ser DJ?

Essa é uma pergunta que cedo ou tarde teremos que responder. Isso pq há muita polemica no caso,afinal quem é, e quem não é DJ realmente?
Então vamos pesquisar o que é ser DJ;
Depois de ler varios textos e ver o monte de besteiras caio na conclusão que eu mesmo devo dar minha definição do que é ser dj.
Aqui no Brasil se costuma confundir a arte do DJ com qualidades técnicas como mixagens suaves e imperceptíveis, mudanças rápidas, mixar com 3 toca-discos… Acham que quanto mais o DJ parecer ocupado, trabalhando com as mãos, mais criativo ele é. Muitos DJs ganham fama fazendo isso. Uma espécie de show ou demonstração de qualidades técnicas. Entretanto, um ótimo DJ é capaz de balançar uma pista no mais primitivo dos equipamentos, apenas escolhendo uma seleção de faixas adequada, e com algum conhecimento do sistema de som e sua equalização. Na verdade, alguns dos maiores DJs que já existiram eram apenas razoáveis em suas mixagens,de tantos me lembro que é dificil citar nomes. Mas me lembro de djs que simplesmente deixavam a faixa tocar ate o fim para passa-las a proxima. Ou seja, a arte do DJ não está apenas em mixagens precisas, está muito mais em encontrar músicas interessantes, fantásticas, e toca-las no momento certo.

Tecnologia do DJ
Muitos discordam dessa teoria dizendo q sem tecnica de mixagem não existe djing. Pois ai entra a tecnologia.
Para muitos uma inimiga dos djs e para outros a maior amiga. A verdade que a tecnologia tirou das mãos do dj a balada e deu para o leigo. Agora qualquer um pode ser dj. Um amador com um pouco de conhecimento em informatica pode dominar um programa de auto-mixagens e se transformar em um puta dj, literalmente estará mixando como um profissional.
Surgiram os djs de PC e notebook que foram no começo taxados de pilantras enganadores,coxinhas e outros nomes de baixo calão. Esses começaram a ocupar lugar de djs que ainda "old school" se recusavam a aderir.
O medo de ser substituido pela maquina começou a crescer nos rankings. Ate que um inteligente dj soltou essa: -O pc pode tocar mais nunca terá o FEELING!!!

Então o conhecimento musical e a capacidade de fazer e manter a pista faz um dj, acima de sua tecnica de mixagem? Bem,sem saber o que tocar vc não saberá programar o vdj e ai sua pista em vez de bombar se tornará alvo daquela figura tragicomica do MOISES!
Pontos que fazem um dj é sua capacidade de resolver os problemas quando eles surgem, errar todo mundo erra. Quem disser que nunca sambou está mentindo.
O importante é a sua capacidade de achar musicas certas para o evento.
Hoje com a internet ser dj significa ser capaz de achar e penerar as musicas certas para tocar no evento, se vc não sabe fazer isso, vc não terá sucesso na festa.


 Banalização da profissão, os famosos atacam de dj.
Para transformar a profissão em algo mais banal a media começou uma campanha para mostrar como era facil ser dj. Surgiu o Baladão do Faustão entre outros quadros que mostravam ao publico como era mole ser dj...A galera ficou na indignação. Pra complicar os famosos começaram a atacar de dj para despontar na media.
De um tal namorado da Madonna que tentou enganar a todos se fazendo de uma hora pra outra de dj super star. Acabou sendo desmascarado e pegou fama de FAKE.


Foi um tal de famoso aparecer em balada X,Y e Z. Por todo o lado tinha um Global atacando de DJ era ex-BBB, atleta, cantor ate politico...O ruim foi para o profissional de cabine de som que tem q aturrar essas malas,dar uma de babá para que não fizessem cagadas.
Pra exculachar geral tranformaram uma menina vomitona do youtube em DJ em uma das mais importantes casas noturna do Rio. Coisa de playboy metido a promoter. O pior foi a má fama que a casa toma de não ser seria com os verdadeiros profissionais.
Mais afinal, quem é dj?

Se vc conhece musica ao ponto de dizer que saca do bolero ao samba de raiz, do Funk Carioca ao Merengue. Capaz de sair de um eletronico e cair em um flashback sem perder pista, fazer a galera delirar com um axé de passinho, fazer umas mixagens de vez enquando com perfeição no vdj, mas fazendo o mesmo no tocadisco sem pitch. E que sem medo toque pra qualquer publico, qualquer musica e os façam dançar,suar e serem felizes, vc é DJ!
Não importa o equipamento que vc use. Qual é sua tecnica de mixagem, se vc coloca um sorriso na cara da galera, vc é DJ!

Conclusões finais

Enganadores, aproveitadores e aventureiros temos de monte nessa profissão. Caras que estão nisso pra aparecer, pra ganhar fama rapida, para se dar bem com as gatas...tá cheio.
Ficar rico? Dificilmente acontecerá. Mais o verdadeiro dj tem q encarrar qualquer gig como fosse o White Sensation, sempre com mesma empolgação.
Sobreviver tocando em festas,casas noturnas e eventos por 10, 20 ou 30 anos é um feito e se vc conseguiu isso, parabens pq vc é DJ!
Muitos de nós nunca seram reconhecidos, outros teram a sorte de algum dia ser.

4 comentários:

  1. Cheguei a conclusão que hoje em dia ninguém tá nem ai para o verdadeiro dj...

    ResponderExcluir
  2. Muita gente ainda torce o nariz para o Dj de Pc,até hoje sou criticado por quem nunca viu meu trabalho e eu só lamento.

    Dj Maciel Ieiê

    ResponderExcluir
  3. É bem por aí.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o DJ Pressi. Acabou o verdadeiro DJ. O público não sabe o papel de um DJ numa festa. Alguns ´profissionais´ não sabem se valorizar, por acharem tudo uma grande brincadeira que dá margem a uma graninha ´fácil´ no fim do mês.

    Ou é a menina bonitinha que salta aos olhos dos organizadores de festa, ou é o menino que é amigo de um promoter, ou é o público sem massa cinzenta que não tem um pingo de noção do que faz um DJ, enfim, sempre há algum idiota que deturpa a imagem da profissão, o que, consequentemente, joga os cachês lá pra baixo e aumenta a inserção de mais gente incapaz no meio, como atores, repórteres, gente da mídia.

    Enquanto não houver uma atitude de todos, o que acho difícil, dada a elevada máxima de ´cada um por si´, a carreira só tenderá a se extinguir.

    ResponderExcluir