terça-feira, 13 de setembro de 2011

Desespero de um dj

Na minhas leituras pela internet me deparei com o seguinte texto:

Prezados Srs.,
Meu nome é Cesar, moro em Curitiba e tenho uma empresa de sonorização de eventos.
Estou em busca de uma solução de equipamentos que atendam às minhas necessidades que são: mobilidade, solidez, resistência, qualidade e equipamento tudo-em-um.
Infelizmente, após pesquisar nos sites dos principais fabricantes do planeta, não encontrei um produto que pudesse satisfazer a todas minhas necessidades, que são as mesmas de milhares de pessoas, que como eu, estão nesta atividade.
É desesperador constatar os erros fenomenais que as empresas cometem, ao lançar produtos semi-profissionais, gastando uma expressiva soma em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e divulgação de produtos bizarros, que nada acrescentam às expectativas de profissionais que como eu, buscam, desesperadamente, por um produto que reúna todas as características citadas acima.
A Numark chegou muito próximo com o produto HDMIX. Infelizmente, trata-se de um produto semi acabado, sem efeitos FX, sem samplers, com uma tela ridiculamente pequena (será que eles pararam para pensar no pobre profissional tendo que ler arquivos por 4, 5 horas seguidas em uma tela de 4 polegadas?)
Paralelamente, inundam o mercado com artigos bizarros, feitos para amadores, sem placa de áudio on board, ou para ser usada com I-Phones ou pendrives (esta idéia beira o ridículo…. vcs já viram algum profissional trabalhando em algum evento sério, mixando musicas a partir de um IPhone ou de um pendrive?).
A Cortex chegou muito próximo também (HDC 3000), porem no padrão rack 19 polegadas e com tela muito pequena.
Da mesma forma, a Denon (HD2500), com HD de 40 Gb (!!!???), porem também com tela pequena e padrão rack…. A Pioneer (MEP 7000) também se aventurou por este caminho, cometendo os mesmos erros….
Obs: não sou contra o padrão rack, porem, nas soluções apresentadas, deve-se conectar um HD externo. Pergunto: devo amarrar com fita isolante o HD em um rack? Pensem!!!
A impressão que tenho é de que os fabricantes copiam uns aos outros, sem se preocupar em criar um diferencial que realmente os tornem únicos no mercado (tão concorrido) e conseqüentemente, líderes em vendas.
Quando será, que um executivo destas marcas famosas, vai se dar conta de que todas as boas soluções para DJ´s, dependem, essencialmente, de um ótimo laptop? Alguma vez se perguntaram para que, exatamente, um DJ precisa de um laptop? Pois eu vou lhes dizer: precisam somente da tela do laptop (quanto maior, melhor) e do programa (Traktor, Serato, Torq, Virtual DJ, etc…) NADA MAIS!!!! O restante das funcionalidades da máquina, incluído o sistema operacional e todos os programas, funcionalidades e hardware (exceto 1 porta USB… uau!!!!) que o acompanham não são utilizados.
Então eu pergunto: Porque é tão difícil aos executivos dos grandes fabricantes de equipamentos para DJ perceberem que, para terem um equipamento campeão de vendas e de aceitação, basta criarem uma solução tudo-em-um, de mesa, com HD interno, tela de LCD (ou LED) com tamanho razoável (pelo menos 15 polegadas), banco de samplers (poderiam usar espaço no próprio HD), e efeitos FX (a Behringer vende mixers com 100 efeitos FX – 24 Bits por menos de 150 dolares!!!)
Porque é tão difícil enxergar o óbvio??? Até quando as empresas vão continuar lançando produtos para nichos específicos de mercado em detrimento da grande maioria? Sim, nós somos a maioria! Não somos famosos, não aparecemos na mídia, não somos formadores de opinião, tampouco fazemos manobras espetaculares! Somos a maioria silenciosa, que trabalha todas as semanas em eventos de pequeno porte e que necessitam, desesperadamente, de equipamentos confiáveis, de qualidade, robustos e extremamente moveis. Buscamos equipamentos tudo-em-um e estamos dispostos a pagar cada centavo por uma solução definitiva, pois somos nós, a grande maioria, a responsável pelo sucesso ou fracasso de vendas de um produto.
Leiam os comentários em fóruns no mundo todo, pesquisem os anseios das pessoas que trabalham neste meio… e descobrirão que estou escrevendo o óbvio!
Enquanto isso, continuaremos a comprar MacBookPro de 2 mil dólares, para termos uma solução razoavelmente confiável, utilizando somente a tela e rodando um único programa e uma porta USB.
A Apple agradece!!!!


 Mas vamos colocar os miolos para pensar; Porque as fabricantes de equipamento para dj's colocariam no mercado, controladoras sem escuta,sem placa de áudio e saídas de áudio? Porque colocaria cdj's com sincronizadores??
Simples, para atender a demanda dos novos clientes, os leigos curiosos que atacam de dj!
E a verdade e que essas fabricantes viram a tendencia de que tem muito mais Leigo do que dj profissional no mercado.E o negocio é fazer dinheiro,portanto o dj profissional passou a ser secundário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário