segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Qual é o tipo de dj que formamos?

Amigos djs, se perguntarmos a nós mesmos qual é o grande problema da profissão virão 1000 respostas.
Uma delas será a quantidade astronômica de "profissionais". Mas que tipo de DJ estamos formando?
Na minha época dj não tinha cursinho,dj não tinha internet, não tinha cdj ou programa que mixa as musicas sozinho. Você que queria ser dj tinha que dar seus pulinhos e arrumar um jeito de aprender.
O fato amigos que muitos acreditam que ao fazer um curso de dj no termino SERÃO DJs!!!
O pior é que tem gente que ganha um bom dinheiro realmente afirma que isso é possível! Então o cidadão entra num curso aprende um básico,de repente ate um avançado(toca discos), leva ate case(CDS) já formado e sai por ai pra tocar na balada. Resultado; na primeira passa sufoco,na segundo se atrapalha todo, na terceira esta queimadinho.
Se olharmos por ai,muitos ganharam muita grana com os cursinhos e hoje todo grande centro tem dj dando cursinho, muitas vezes sem nenhum capacitação para fazê-lo. É claro que há cursos de qualidade mais isso não significa que há 10 vezes mais engana bobos. Amigos quem pode ser dj em 20 horas de curso? Quem em sã consciência pode diplomar um aluno com 20 horas e lhe dar uma camisa com DJ escrito nela? E depois querem reclamar do meio???

Na internet, principalmente nas redes sociais vejo muito disso:


O QUE TOCAR ??? ÊIS A QUESTÃO !!!

Olá Amigos da Comu , gostaria de saber se algum dos Djs ou Membros da Comu possuem algum Setlist em formato Word de Festas realizadas tipo Começo Meio e Fim , queria saber o que os Amigos estão tocando pra fritar as Pistas e tb Ampliar meu conceito de O Que Tocar , eu possuo alguns Setlists de Flash House se alguem quiser eu disponibilizo de boa ok , no meu caso eu costumo tocar tipo umas 5 musicas de cada Estilo para tentar agradar todos os públicos , desde já agradeço á todos vcs , grande Abraço !!!

Como um dj experiente e formado pode perguntar isso??? Algo esta muito errado! E que nem o exemplo acima perguntas como essa se espalham por ai. Agora pergunto quem ensinou esse cidadão a ser dj? Porque ele pediria um set list de festas realizadas? Resposta é simples. Porque não tem a minima ideia do que fazer. E isso amigos é SER DJ!

Quando a qualidade cai,tudo cai, cachês são pequenos e oportunidades cada vez menores. E com isso mais e mais bons profissionais estão entrando no bonde do cursinho. E formar dj passou a ser como uma montadora colocando um monte de djs no mercado rapidamente apenas para ganhar algo mais.
Isso sem contar os BBB da vida que para continuar no spotlight fazem um curso ou simplesmente fingem q estão tocando.

E é claro a media coloca nas luzes da ribalta, quem vê acha GLAMOUROSO ser DJ, moda! Dai vai procurar um curso em que os bons são caros e os em conta são curtos e limitados. Nisso mais e mais despreparados entram no mercado e tiram o espaço de quem entende.
Acredito plenamente que estamos a um passo de termos o jeito de vida que mais amamos ser extinto. Com tantos leigos no mercado as próprias fabricantes de equipamentos para dj estão colocando mais recursos automatizados e em breve pra que DJ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário