sábado, 10 de setembro de 2011

Discoterj entrega o prêmio Baile da Pesada

O baile da Pesada foi criado pelo maior fenômeno do rádio brasileiro de todos os tempos, cujo trabalho serviu de alusão obrigatória para toda uma geração de Djs, locutores e comunicadores.
Você sabe de quem eu estou falando ? Não sabe ? Estou me referindo ao eterno ídolo do mundo dos bailes, ao memorável BIG BOY.
Formado em Geografia e acumulando inúmeras funções na área de jornalismo, comunicação e produção, NEWTON ALVARENGA DUARTE jamais teria imaginado que o seu verdadeiro dom estivesse voltado para o mundo alucinante dos grande bailes. Ele foi o primeiro a quebrar a regra das locuções rígidas e sisudas. Com o estilo de locução bem acelerado e, digamos assim, “meio adoidado”, BIG BOY levava ao delírio os inúmeros ouvintes da Rádio Mundial AM-RJ, com o três programas que ele tinha: CAVERN CLUB, BIG BOY SHOW e RÍTMOS DE BOITE.
O CAVERN CLUB era um programa voltado exclusivamente para o som romântico dos meninos de Liverpool. O material que BIG BOY tinha a respeito dos BEATLES era fabuloso.
O programa RITMOS DE BOITE era o mais famoso. No horário das 18 às 19 ele descarregava os grandes sucessos da época, com incontáveis lançamentos e anunciava a agenda dos grandes bailes nos finais de semana. Foi ele quem descobriu, juntamente com o seu companheiro ADEMIR LEMOS, os bailes de subúrbio, ou seja, os lendários BAILES DA PESADA, uma verdadeira epidemia que tomou conta todo o Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida a casa CANECÃO. Ele inovou, nas equipes de som, a utilização das primeiras cápsulas magnéticas, com agulha diamante, substituindo as chamadas “cápsulas de cerâmicas” (lembra ?), cujas agulhas eram, literalmente, verdadeiros pregos.

Estes encontros domingueiros (denominados “Bailes da Pesada” e idealizados por Big Boy e Ademir Lemos), em virtude de algumas restrições impostas pelos diretores da casa,(Canecão) que supostamente passaram a privilegiar apresentações de artistas da MPB, foram transferidos para alguns clubes do subúrbio do Rio, mesmo gozando de muito sucesso e aceitação de público.

Ademir conta por que o Baile da pesada saiu do Canecão;
- “as coisas estavam indo muito bem por lá. Os resultados financeiros estavam correspondendo à expectativa. Porém, começou a haver falta de liberdade do pessoal que freqüentava.
Os diretores começaram a pichar tudo, a por restrição em tudo. Mas nós íamos ,levamos , até que pintou a idéia da direção do Canecão de fazer um show com o Roberto Carlos. Era a oportunidade deles para intelectualizar a casa, e eles não iam perdê-la, por isso fomos convidados pela direção a acabar com o baile.”
As músicas politicamente rebeldes de James Brown definitivamente não poderiam continuar sendo executadas no coração da cidade nos conhecidos anos de chumbo.
No subúrbio, estes bailes embalados pelos sucessos da música negra norte-americana puderam contar com a receptividade calorosa de um público empolgado com as realizações daqueles encontros musicais próximo às suas casas. Em pouco tempo os bailes suburbanos se multiplicaram.
Alguns de seus freqüentadores assíduos passaram a montar suas próprias equipes de som para animar pequenas festas em seus bairros. O ecletismo musical do inicio – adotado pelos “Bailes da Pesada” que contavam também com a seleção de músicas como o rock e o pop – foi sendo deixado de lado e os bailes passaram a ser exclusivamente de música negra como funk e soul.

Então a ideia é homenagiar a galera que marcou época diz Sandra gal;


Os nomes indicados para receberem o trofeu BAILE DA PESADA,são pessoas que realmente se tornaram referencia no que se propuseram a fazer.A nossa intenção é reconhecer o DJ que se projetou por determinado ato,independente de ser bom ou não como DJ. Fomos buscar o historico de cada e constatamos a veracidade do quesito de cada um.

AMANDIO- qual DJ da cena Gay,teve maior repercursao que ele?

FILO- esse eu gostaria que voces pesquisassem,vale a pena!(Fundador da Soul Gran Prix)

MEME- Por si só, representa o simbolo da house.

HUMBERTO-Nao encontramos nenhum outro tao envolvido com a riqueza de informações da cena


LEANDRO PETERSEN-filho do homenageado BIG BOY e DJ do projeto Baby Soul

PEIXINHO- tambem sugiro que pesquisem essa lenda viva.

PORTUGUES-O resgate do verdadeiro Funk,atraves da festa Funk Soul Black

MARLBORO,com empenho no ritimo do Batidao,dominou o mercado e se sagrou

VEILTON- sua habilidade nas reformas das pickups fazem toda a diferenca

RODRIGO TORRES- com o projeto Djs Produtores do Brasil, nos permite conhecer melhor a historia e o desempenho de cada DJ entrevistado.

ALEX REY HUNT -Tem vaga cativa no coracao dos DJs do rio,principalmente os grandes nomes que ja atuaram com ele




Sem contar que o 12° nome será indicado na hora,é uma surpresa!

Gostaria de chamar a atenção para os homenageados,BIG BOY e ADEMIR,que sem duvidas deixaram fortes, as suas marcas na cena DJ,quanto aos indicados para receberem, todos merecem o nosso respeito e a nossa admiracao e nao foi atoa as suas indicacoes.
No proximo ano,daremos prosseguimento a serie BAILE DA PESADA,homenageando os icones BIG BOY E ADEMIR LEMOS,esse será o nosso OSCAR anual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário