domingo, 22 de janeiro de 2012

Os Djs que fazem a festa #2

Nesse capitulo, entrevisto o DJ Roger Manosi de SP.


A história desse DJ inicia como a da grande maioria: realizando pequenas festas para amigos, motivado por grandes DJs da chamada "oldschool".
Por ser autodidata, aprendeu sozinho as técnicas de mixagem, bem como o manuseio dos equipamentos, sempre ouvindo os conselhos dados por profissionais da área. Com o advento da internet, pesquisar e manter-se atualizado tornou-se uma obrigação.
O tempo passou, o que era sonho tornou-se realidade e, desde 1997 atua em festas e eventos diversos com muita técnica e feeling, conquistando a pista a cada nova música executada.
Detentor de grande conhecimento sobre estilos musicais, consegue realizar festas de acordo com o solicitado pelo cliente, seja numa balada, seja num evento social.
Já foi convidado a se apresentar em casas como Paddy's, Pub, Ibiza Club, Red Club, Espaço Vila Olímpia, Club A, Mohema Bar, além de festas como Live2007, Bichos-FATEC/SP, Halloween Wizard Idiomas, Enygma (juntamente com o DJ Alex Hunt), entre outras. Foi residente nos bares Blá e Sr. Pitanga, durante 1 ano e meio, tocando muito House, hits de rádio e flashbacks.



Roger,a quanto tempo vc e dj e o que te fez querer seguir essa profissão?

Comecei fazendo minhas festinhas em 1995, para amigos e parentes, usando um 'três-em-um' e um discman… Segurava a fita K-7 no dedo, pra tentar igualar as batidas.. Falta total de recursos! Mas, só a partir de 1997 é que realmente comecei a receber a nomeação 'DJ', pois acho que é algo que você ganha do público, pelo reconhecimento ao seu trabalho, e não algo que você mesmo se dá, para se mostrar para os outros, o famoso "status". 
Amor à música e a forma como ela mexe com as pessoas é o motivo que me fez seguir essa profissão. Nunca tive muito interesse por aprender a tocar um determinado instrumento (apesar de gostar muito do som do violino e do sax), além de ter vindo de família com poucos recursos financeiros, dificultando mais ainda a coisa como um todo.



Vc já foi dj residente de varias casas noturnas,qual é a diferença de ser dj numa boate e tocar num casamento,aniversario?

Acho que hoje, não existe mais diferença no momento em que o DJ está realizando seu trabalho, pois, em ambas as modalidades  (evento social / casa noturna) sempre tem o engraçadinho que quer pedir música. Na minha opinião, por uma questão cultural, o brasileiro ainda não entendeu o papel do DJ na noite, e insiste em querer dar seu pitaco. Quando é música boa, ótimo, agora, tem uns pedidos.………………
Porém, na questão do cachê, o evento social ainda tem dado mais retorno que a casa noturna. No caso da casa noturna, os donos via de regra não estão nem aí pro DJ residente: pagam mal, reclamam de quase tudo que o DJ faz, e simplesmente viram as costas pra ele quando a casa bate recorde de faturamento. Via de regra, não prestam para elogiar, apenas para criticar.


O que é mais gratificante para um dj residente?

O reconhecimento do público! A pessoa que pede seu cartão e, no dia seguinte, te manda um email elogiando o trabalho, a forma como você conduziu a noite. Ou mesmo, você ouvir dos garçons, que circulam a noite inteira pela casa, que o som tá muito bom, muitas pessoas já elogiaram…Isso, dinheiro nenhum paga! 


Na sua opinião, os djs são valorizados? Qual é a media que um dj residente ganha por noite?

"DJ" e "valorizado" são palavras que sequer deveriam constar na mesma frase. Como disse anteriormente, o brasileiro ainda não entendeu o papel do DJ na noite. E, talvez por isso, é que haja tanto menino de 15, 16 anos aí, dizendo que é DJ e tocando de graça pra aparecer. Considerando que o DJ, como todo profissional, tem um custo operacional (equipamentos, compra de músicas, deslocamento, alimentação, vestuário, etc..), receber 50, 80, reais para tocar a noite toda, não pode ser entendido como reconhecimento. 
A média que os clubs e bares pagam aqui em SP, varia muito. Vai desde a comanda "free", onde o DJ pode comer e beber o que quiser durante a noite, até valores entre 200 e 300 reais. Porém, um aviso: só se ganha esse valor se você for indicado por alguém muito ligado à diretoria da casa, e a casa tiver um faturamento bem alto. Claro, estamos falando de DJ desconhecido, que não tem aparição em rádio, tv, etc… Se você for o chamado TOP DJ, aí, sim, seu cachê pode partir dos 1500 reais, chegando até a 8, 10 mil, dependendo do club/evento.


É difícil agradar publico e gerencia ao mesmo tempo?

Bastante. Novamente, toco no quesito cultura. A 'gerência' nem sempre entende a "história"que o DJ quer contar naquela noite, através de seu set. Como dizia o falecido Ricardo Guedes, "… Esse negócio de trocar energia é com o DJ! O DJ é o cara que mais troca energia! Ele manda uma música, a galera responde, ele manda outra, a galera responde… ". Porém, infelizmente, por essa falta de cultura, a "gerência" da casa não entende isso e acaba sendo inconveniente com suas "sugestões". Também há aquele público que quer pagar de "cult", mas está fazendo isso da forma errada e no local errado. Às vezes, a casa pode estar lotada, faturando bem, mas sempre tem o incauto que quer dar opinião no repertório, pq algum amiguinho dele falou que, se tocar "aquela" música, a noite ficará mais animada, etc.. O que este tipo de pessoa não sabe, é que, infelizmente, a noite não é feita de uma música só. Se eu tocar 'Titanium' do David Guetta 3x na noite, com certeza ouvirei: "poxa, DJ, vc não tem repertório, não? Só tem essa música?". Além de DJ, temos que ser bons psicólogos! (risos)


Antigamente o DJ(Discotecário) ficavam anos trabalhando na mesma casa, hoje a rotação é muito grande e a pouca segurança de se manter o emprego, o que mudou?

Acredito que isso acontece, em parte pela grande oferta de mão-de-obra, seja ela especializada ou não, e em parte pelo fácil acesso à música, que a internet ocasionou. Antes, pra você ter um lançamento em vinil, ou você tinha os contatos certos, ou não tinha o lançamento. Hoje, a música é lançada na Europa, 2 dias já tem DJ de 50 reais tocando aqui no BR.  E, vamos parar com essa palhaçada de dizer que há espaço pra todos, porque, se houvesse, ninguém estava reclamando de não ter GIGs pra tocar!



O que mais te decepciona na cena dj,hoje?

DJ que sequer sabe igualar duas músicas querendo dar uma de sabe-tudo, cobrando merreca (ou às vezes, nada) pra tocar. Dono de casa noturna que acha que é alguma coisa nessa terra pq tem uma conta bancária um pouquinho mais exacerbada. E, a mistura dos dois. 



Mudando um pouco de assunto vc criou a empresa FESTAGORA, me diga como funciona ser dj e empresario ao mesmo tempo? Vc faz tudo sozinho?

Sim, faço tudo sozinho. Trabalhei como empregado durante 10 anos e vi que aquilo não era para mim. Comecei a trabalhar como DJ, a coisa foi aumentando e, de repente, percebi que, se quisesse oferecer um diferencial ao meu cliente, teria que ter uma marca, uma empresa legalmente constituída. Hoje, isso é praticamente obrigação. 
Sou o Administrativo, o Marketing, o Jurídico, o Técnico, o DJ, enfim… Mas não me arrependo. Cresço da forma como posso, não dando o passo maior do que minhas pernas consigam alcançar, como já dizia o ditado popular. O dia que ver que o crescimento está ficando além dos meus olhos, começarei a contratar funcionários para gerenciar as atividades que eu não conseguir.


Como vc faz para o nome FESTAGORA ser conhecido? Envolve muito investimento?

Sim, envolve investir em fazer um bom trabalho, mesmo havendo milhares de pessoas que não entendem a diferença entre um bom e um péssimo trabalho e, mesmo havendo milhares de concorrentes que vendem o mesmo trabalho por 10% do valor "normal".


Dá muito trabalho montar um evento? Digamos montar som e luz para um casamento,quantas horas de trabalho são colocado em cada evento?

Bastante. Vamos usar um exemplo hipotético: para um casamento para 200 convidados, que inicie às 21hs, às 19h eu já estou com tudo montado. Para isso, chego no local do evento por volta das 12hs. Quando o evento é maior, e envolve um maior número de equipamentos, contrato ajudantes e montamos tudo com 1 dia de antecedência. "Resumo-da-ópera", totalize algo em torno de 12 a 14hs de tempo investido no evento como um todo.


Como vc constrói uma relação com seus clientes? E o que eles esperam de vc?

Novamente, baseado em fazer um bom trabalho, e é realmente isso que eles esperam. Mas, estou falando de cliente que entende a diferença que um "profissional" e um "aprendiz" pode causar em um evento que é preparado com 1, 2 anos de antecedência, como é o caso de um casamento.


Roger, hoje o mundo dj esta em crise, BBB's,artistas,modelos,dançarinas e leigos todos atacam de dj, na sua opinião isso atrapalha aos profissionais do ramo?

Na minha opinião, atrapalha. Acho que a grande exposição da figura do DJ na mídia, e a forma como isso acontece, mostrando somente a parte do "glamour" da profissão, dá uma dimensão errada a quem quer começar agora. E, como vimos acima, não é bem assim, há muitas outras coisas envolvidas.
Mas, para o promoter da casa que já está praticamente falida, é vantagem "investir" milhares de reais pra trazer um Pseudo-DJ-Ex-BBB pra "tocar", pois assim atrairá público, visibilidade e, consequentemente, LUCRO para sua casa. Novamente, a questão cultural: o problema é de quem PAGA para ver todo esse circo, e a forma como isso é interpretado pelos menos providos de cultura, que acham que qualquer um pode ser dj da noite para o dia, sem estudo, sem conhecimento musical. O DJ praticamente dita um comportamento através do estilo musical que toca. Como é que uma pessoa que sequer sabe a diferença entre o estilo "A" e o estilo "B" pode ditar um comportamento? Para ensinar, vc precisa, primeiro, aprender! (risos)


Qual a importância da regularização da profissão? E o que seria necessário após a profissão ser aprovada de se fazer para que todos os djs fossem beneficiados?

Antes de mais nada, como é um assunto que envolve o SINDECS, e como sou membro da Diretoria Executiva deste Sindicato, quero deixar bem claro que o que vou escrever é MINHA opinião e, em nenhum momento reflete a opinião DO SINDECS.
Bem… Dentista tem CRO, Médico tem CRM, Engenheiro tem CREA, Advogado tem OAB. São profissões importantes, certo? E, quando o médico, o dentista, o engenheiro, o advogado saem à noite para se divertir, ouvir boa música, por que não ter um PROFISSIONAL no local onde eles vão, para propiciar uma noite agradável, divertida, para se esquecerem do stress cotidiano? É neste ponto que bato sempre: se os profissionais que nos prestigiam têm seus equivalentes registros no Ministério do Trabalho, têm planos de carreira, aposentadoria, auxílio médico, etc., por que NÓS não podemos? É absurdo o regresso do governo em ainda não ter reconhecido DJ como PROFISSÃO. 
Com relação ao que será necessário, ainda não posso adiantar nada, pois há uma série de normas que devem ser criadas e aprovadas, em conjunto com MEC e Ministério do Trabalho, para determinar qual será a formação necessária para uma pessoa que, HOJE, desejar ser um DJ. 


Na sua opinião um sindicato nacional de djs, independente seria uma boa? E o que mudaria pro DJ de festinha?

Novamente, quero deixar bem claro que o que vou escrever é MINHA opinião e, em nenhum momento reflete a opinião DO SINDECS: na MINHA opinião, acredito que tudo que venha a contribuir positivamente para um grupo de pessoas com atividade em comum, é benéfico. Tanto para o DJ de evento social, como para o de balada, num cenário ideal ao meu ver, deveria haver uma normatização no valor do cachê e locação de equipamentos (piso e teto). Ex: vc não pode cobrar 10 reais na locação de uma máquina de fumaça, mas, também não pode cobrar 500 reais. A mesma coisa pra cachê: num exemplo simples, o mínimo que se cobraria para tocar por 2 horas, são R$ 300,00. E, o cara que for pego cobrando menos que isso, pode até ter sua licença para exercer a profissão, cassada! Claro, estamos falando de um cenário ideal e, não podemos nos esquecer que vivemos nessa máquina emperrada chamada BRASIL.

Vc considera a lei onde o DJ fica sobre a categoria de técnico de som e presos a um sindicato já formado por artistas,técnicos de som de espetáculos,sonoplastas,artistas circenses boa para a classe?
Novamente, quero deixar bem claro que o que vou escrever é MINHA opinião e, em nenhum momento reflete a opinião DO SINDECS: Não. Acho que DJ é DJ, técnico de som é técnico de som (apesar de MUITO DJ ter um conhecimento semelhante – ou até superior – ao de técnico de som), então, coloquemos cada um em seu devido lugar.


E para terminar Roger se vc pudesse mudar UMA coisa na cena DJ,o que seria?

Na verdade, acho que não é apenas UMA coisa que está errada. É um conjunto. E várias delas eu já citei acima. São as que eu mudaria. Mas, claro, com cultura e bom senso, pois, aceitando tudo que a mídia nos manda goela abaixo, fica realmente muito difícil mudar um cenário como um todo. Precisamos abrir mais os olhos para as mensagens subliminares com as quais a mídia nos bombardeia todo santo dia, e achar uma forma de nos libertar disso. Somente quando isso acontecer, é que não só a profissão DJ, mas, o país como um todo, mudará também!


 Quem curtiu,pode encontrar o Manosi com as informações abaixo,Obrigado ao Roger pela participação.
FestAgora Produções e Eventos
(11) 3717-4833
(11) 3512-9764
(11) 8398-6549
Skype: festagora_eventos
email: contato@festagora.com.br


6 comentários:

  1. show de entrevista!!!!parabens, muito explicativa e com pontos muito importantes!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realidade pura, acompanhei o Roger desde o começo e participei de muitos eventos com ele e senti na pele a dificuldade que é você ter o reconhecimento pelo que você faz, ninguém reconhece o trabalho que você tem pata montar o equipamento, selecionar as músicas, aprender e treinar para que no dia do evento dê tudo certo, pensam simplemnte que voê é um tocador de música.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da ideia e espero que continue a serie. Começo a ver que ser DJ não tão fácil como pensava!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Roger Manosi e Boca Salles. Adorei a entrevista. Sucesso à vocês!!!

    ResponderExcluir
  5. Bem legal Alex Salles pela iniciativa! Belo trabalho! Sucesso a todos!!

    ResponderExcluir
  6. Boa!!
    Mandando bem sempre.
    Tipo de visão que tem que ser mostrada como nesta matéria, quem sabe um dia a coisa mude!!
    Grande abraço*

    ResponderExcluir